Diante das novas propostas de implantação de uma política pública de gestão documental no Estado da Bahia, a Procuradoria Geral do Estado (PGE-BA), através da Diretoria Administrativa e a Coordenação de Arquivo e Documentação – CAD, sentiu a necessidade de criar instrumentos de gestão que assegurem a preservação, o acesso, a divulgação e o resgate da informação. Será lançada na terça-feira (14), às 10h, pela plataforma Teams, a Cartilha “Gestão Documental e Organização da Informação”.

A publicação tem como objetivo a disseminação, o alinhamento e a informação da linguagem no processo de gestão dos documentos. A PGE, visando um melhor direcionamento para seu acervo documental, vislumbrou organizar o arquivo em conformidade com as propostas lançadas pela Gestão Pública Estadual, instituída pela Instrução Conjunta Saeb/ Secult nº 01 de 18 de fevereiro de 2014, que orienta os órgãos da Administração Pública do Poder Executivo do Estado da Bahia quanto à gestão de documentos arquivísticos.

Os conceitos e as informações que integram o conteúdo da cartilha possuem linguagem prática, com conteúdo extraído dos órgãos nacionais responsáveis pela política nacional de arquivos públicos e privados, a exemplo do Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, e dos órgãos orientadores da gestão documental e proteção especial aos documentos de arquivo, Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, aplicados a vivência da PGE.

Segundo a coordenadora de Arquivo e Documentação da PGE-BA, Celidalva Alves Ribeiro Bastos, “a cartilha é uma ferramenta de conhecimento sobre o processo de Gestão Documental, apresentada com uma linguagem simplificada para facilitar o entendimento e auxiliar os setores nas suas práticas cotidianas”, definiu.

O diretor geral da PGE-BA, Cícero de Andrade Rocha Filho destaca que sempre existiu uma intenção do órgão “em tratar a gestão de documentos com o cuidado específico na avaliação e o armazenamento de informações e documentos, diante da grande demanda documental que a PGE apresenta”.

Participarão do lançamento da cartilha a coordenadora de Arquivo e Documentação – PGE-BA, Celidalva Alves Ribeiro, a arquivista Fabiana Priscilla Senna Ferreira, e os representantes de órgãos parceiros que contribuíram para a realização do trabalho: Vanuza Gazar dos Reis, coordenadora do Programa Recicle Já Bahia – SAEB; Nadja Carvalho, chefe da Seção de Projetos – EGBA; e Thiago Brandão Lopes, gerente de Gestão Documental e Logística – EGBA.

Fonte: Ascom/PGE-BA