Foto: Carol Garcia/GovBa

Uma solenidade em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares de todo o Brasil, foi realizada na manhã desta terça-feira (30), na Vila Policial Militar do Bonfim, em Salvador. O evento, que integra as comemorações pelos 194 anos da Polícia Militar da Bahia (PMBA), completados no dia 17 de fevereiro, contou com a entrega de medalhas de mérito a 259 militares e personalidades.

Presente no evento, o governador Rui Costa destacou a tradição da PM na Bahia. “A instituição caminha para os 200 anos de uma história de garra e honra. Hoje é um dia especial. Dia de entregar medalhas de reconhecimento aos serviços prestados a favor da Bahia e do Brasil”.

Fazem parte do grupo de homenageados os 100 policiais integrantes do Comando de Policiamento Especializado da PMBA que foram destacados para ajudar a conter a onda de ataques coordenados por facções criminosas, no Ceará, no início do ano. “Os policiais baianos que foram ao Ceará, juntamente com militares de outros estados, iniciaram um novo momento das Polícias. A era da solidariedade e apoio mútuo entre os Estados no combate à criminalidade. Com o consórcio firmado entre os estados do Nordeste, isso será cada vez mais consolidado”, afirmou Rui Costa.

O comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, destacou a modernização que vem ocorrendo na instituição. “A corporação está próxima de chegar ao bicentenário, mas o mais importante é que a PM vem se modernizando. Uma análise na história prova que essa instituição venceu grandes batalhas e a batalha do tempo presente é a da tecnologia, e há grandes avanços na área, a exemplo do reconhecimento facial que foi implantado este ano”, citou.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do Estado, Maurício Barbosa, “essa é uma oportunidade de homenagear todos os bravos policiais, homens e mulheres que se dedicam todos os dias, além daqueles que já passaram e também contribuíram para a corporação chegar onde está hoje”.

Medalhas

Maior condecoração da PMBA, a Medalha do Mérito Policial Militar foi entregue a 18 militares e personalidades que se destacaram pelas inestimáveis contribuições feitas à causa pública, pelo excepcional desempenho profissional e, também, pela relevância para o engrandecimento e renome da Polícia Militar da Bahia.

Durante a solenidade, ainda foram entregues 241 medalhas do Mérito Marechal Argolo – Visconde de Itaparica, uma honraria em reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade. Cibele Carvalho, secretária estadual de Relações Institucionais e primeira mulher a ocupar a pasta, foi uma das pessoas que receberam a medalha. “Eu me sinto bastante envaidecida e incentivada a continuar trabalhando e honrando o compromisso que me foi dado pelo governador. Essa homenagem é, ainda, uma prova de que, na Bahia, as mulheres são respeitadas, homenageadas e tem condições de mostrar toda a qualificação que possuem”, avaliou.