Nesta quarta-feira (4), o secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, e o presidente eleito da Bolívia, Luis Arce, discutiram oportunidades para fortalecer as relações bilaterais entre Bolívia e EUA.

Em conversa telefônica, ambos discutiram possibilidades de cooperação econômica e esforços para responder à pandemia do novo coronavírus no país sul-americano, segundo o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Cale Brown, em comunicado.

“O secretário de Estado Michael R. Pompeo falou hoje com o presidente eleito boliviano, Luis Arce”, disse Brown. “O secretário e o presidente eleito discutiram oportunidades para desenvolver a relação bilateral EUA-Bolívia, inclusive por meio de cooperação econômica aprimorada, bem como o apoio dos EUA aos esforços da Bolívia para tratar da COVID-19”, acrescentou.

Pompeo também parabenizou Arce por sua vitória na eleição da Bolívia, confirmada ainda no mês passado, acrescentou o porta-voz.

Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, fala durante reunião com o príncipe Faisal bin Farhan al Saud, ministro das Relações Exteriores da Arábia Saudita, no Departamento de Estado, Washington, EUA, 14 de outubro de 2020
© REUTERS / MANUEL BALCE CENETA Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA

No dia 18 de outubro, Arce, que representa o partido Movimento pelo Socialismo (MAS), o mesmo do ex-presidente boliviano Evo Morales, foi eleito presidente da Bolívia em primeiro turno para o período entre 2020 e 2025, após um ano de conflitos políticos no país sul-americano.

No final de outubro, Arce declarou em uma entrevista à Sputnik que seu país planeja comprar a vacina contra o novo coronavírus Sputnik V, da Rússia, para imunizar a população da Bolívia. Conforme os dados da Universidade Johns Hopkins, a Bolívia acumula 141.936 casos do novo coronavírus e 8.751 mortes causadas pela doença.

 

Fonte: Sputnik Brasil