Com investimentos da ordem de R$998 mil, foi inaugurada, nessa terça-feira (17), a reforma do Mercado Municipal de Cotegipe e a urbanização da área externa. A ação aconteceu durante visita do governador Rui Costa ao município, localizado no Território de Identidade Bacia do Rio Grande. Também foram entregues à Prefeitura Municipal de Cotegipe 50 barracas de feira padronizadas.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), executada por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e possibilitou a melhoria nas condições de comercialização de alimentos no município, especialmente da agricultura familiar.

Os feirantes passaram a contar com um espaço com melhores condições sanitárias, para vender seus produtos de forma segura e higiênica, beneficiando também quem compra. A entrega das barracas integra a campanha Viva Feira, que está distribuindo barracas e kits feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, álcool em gel e folheto informativo, no sentido de combater a disseminação da Covid e outras doenças infectocontagiosas.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, ressaltou que esse é mais um mercado municipal reformado e inaugurado, e que a secretaria continua com o propósito de continuar esse importante programa de revitalização de mercados, uma das marcas da gestão da SDR: “Ao revitalizar esse espaço em Cotegipe, é proporcionado aos feirantes e comerciantes a concretização de um anseio, que é de toda a população, como tem sido em outros municípios que inauguramos as reformas ou requalificações de mercados. O objetivo é continuar revitalizando esses espaços, que têm, sem dúvida, aspectos culturais, mas são também importantes centros de comercialização da agricultura familiar”.

Por meio da SDR/CAR, foram entregues também duas pontes no município, nas comunidades São José e Beijamão, com recursos da ordem de R$532,5 mil. A obra contribui para a mobilidade nessas áreas e no escoamento da produção oriunda da agricultura familiar.

Outras ações

Com os investimentos do Governo do Estado, o município de Cotegipe passa a contar também com a implantação de sistemas de abastecimento de água nas localidades de Rio Grande Dois e Borrachudo. Foram inauguradas também pavimentações asfálticas a exemplo da realizada na Vila Santana e na Rua José Ambrósio dos Santos.

Ascom SDR/CAR