Atrelada à temática da sustentabilidade, uma preocupação constante do setor de hotelaria, a Pousada Casa de Maria, situada na cidade baiana de Prado investe no uso de energia fotovoltaica em seu empreendimento. Foram colocados 155 módulos de captação de energia solar, o que representa 51,15 kWp (quilowatt pico) de potência instalada.

Em média, ao longo do ano, a geração de energia do sistema fotovoltaico irá superar os 6.735 kWh/mês (quilowatt hora/mês). A instalação dos painéis solares é feita no telhado da construção da pousada, sendo que o projeto de iluminação foi executado pela empresa Skysol Engenharia.

O sistema implantado pelo estabelecimento hoteleiro torna o prédio autossustentável em energia elétrica, já que é suficiente para atender toda a demanda tanto no dia a dia, quanto em dias de chuva.

A tecnologia de energia fotovoltaica existe no Brasil há 20 anos, porém este mercado deu passos lentos nos 15 primeiros anos e agora segue uma tendência que vem sendo adotada largamente no segmento hoteleiro com a crescente preocupação com sustentabilidade ambiental.

“Economizar na conta de luz é o principal benefício da energia solar, mas há outras vantagens da energia para o estabelecimento. A energia solar é sustentável, limpa e renovável, não emite poluição ou gases de efeito estufa. Já a sua fonte de irradiação solar é inesgotável e os equipamentos do sistema possuem grande durabilidade.

Para ver os resultados de como ficou a instalação, acesse o site: www.pousadacasademariaprado.com.br.

 

Divulgação