Os trabalhos de fiscalização e orientação por parte das equipes de ordenamento urbano e Guarda Civil da Prefeitura de Juazeiro continuam com o objetivo de coibir aglomerações e assim conter a proliferação do coronavírus na cidade.

As equipes percorrem as ruas da sede e interior, nos turnos da manhã, tarde e noite, para garantir a obediência às medidas determinadas pelos decretos municipais assinados pelo prefeito Paulo Bomfim.

Entre os estabelecimentos que mais recebem fiscalização estão as casas lotéricas, agências bancárias e bares. O coordenador de ordenamento urbano, Marcos Leite, destaca que somente no final de semana “cerca de 30 estabelecimentos foram fechados por descumprir as orientações estabelecidas em decreto”, destaca o coordenador acrescentando que durante a semana a fiscalização é concentrada na área bancária e comercial. “Diariamente as equipes iniciam os trabalhos nas agências bancárias e casas lotéricas, pois é onde temos um maior fluxo de pessoas. Todos os dias estamos orientando e ordenando para tentar diminuir os índices de proliferação do vírus”, acrescenta o coordenador.

Quadras esportivas, espaços de lazer, igrejas e templos religiosos também vêm sendo alvo de fiscalização. Durante o final de semana a fiscalização percorreu os bairros do Centro, Argemiro, João XXIII, Alto do Alencar, Alto da Maravilha, Parque Residencial, entre outros.  O distrito de Maniçoba também foi alvo da fiscalização neste final de semana e teve 4 bares fechados, por descumprir os decretos.

Marcos Leite explica que “o disque-denúncia da SEMAURB chegou a registrar cerca de 200 chamadas por dia. Mas esse número vem reduzindo bruscamente, pois praticamente não recebemos mais denúncia de comércio aberto. Podemos afirmar que em todo o final de semana foram registradas aproximadamente 50 ligações, a maioria relacionadas a bares e jogos de futebol”, explica Marcos Leite.

“Fechar os estabelecimentos, de acordo com os decretos do Município, e ficar em casa são atos de amor e solidariedade nesses tempos que estamos vivendo. A colaboração de cada um, com o isolamento social e a higienização adequada, é essencial para impedir a transmissão do vírus. É preciso atender o que dizem os especialistas e o que determinam as autoridades”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano, Gilson Araújo.

Os números de telefones para denúncias de descumprimento dos decretos são: (74) 3612-3583, 99198-3908, 98808-6818 e 153. Os comerciantes que já receberam as orientações das equipes de fiscalização e persistirem com o descumprimento dos decretos, terão os estabelecimentos interditados e serão autuados. Os valores das multas podem variar de R$ 133,00 a R$ 2.660,00.

 

Ascom SEMAURB