Foto: Jefferson Peixoto

A Prefeitura inicia nesta terça-feira (30), às 10h30, as obras de construção da nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) da Cidade Baixa, que será erguida na Avenida Dendezeiros, nº 9, Bonfim, em frente ao Hospital Irmã Dulce, onde há hoje um estacionamento. A ordem de serviço será assinada no local pelo prefeito ACM Neto, em evento que contará com a presença do secretário municipal de Saúde, Luiz Galvão, entre outras autoridades.

A unidade de saúde é um desejo dos moradores do Distrito Sanitário de Itapagipe, que atualmente não contam com um equipamento do tipo, e vai funcionar 24 horas por dia. O investimento será de R$4,9 milhões apenas na construção da UPA.

Os serviços oferecidos serão de urgência e emergência, com atuação de uma equipe multiprofissional e interdisciplinar composta pelas categorias profissionais necessárias ao atendimento. Esta equipe será integrada pelos seguintes serviços: medicina-clínica; pediátrica; ortopédica; odontológica; enfermagem; serviço social; nutrição; farmácia; e apoio diagnóstico.

A UPA contará com seis consultórios médicos, um consultório, laboratório, central de material esterilizado, sala de classificação de risco, sala de reanimação, observação adulto (masculino e feminino) e pediátrica, além de recepção, salas de espera, áreas administrativas, vestiários, depósito de material de limpeza e almoxarifado.

Por se tratar de UPA tipo III, a unidade possuirá 26 leitos assim distribuídos: quatro de reanimação, 24 de observação (sendo cinco pediátricos) e três de isolamento. Contará ainda com duas salas de inaloterapia adulto e pediátrico, duas de administração de medicamentos adulto e pediátrico, além de espaços de RX, ECG, sala de pequenos procedimentos, serviço social, farmácia satélite, laboratório e almoxarifado.