Formar empreendedores, este é o objetivo do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP, desenvolvido pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sala do Empreendedor e SEBRAE.

ESCRITO POR LUIZ WASHINGTON . PUBLICADO EM SOBRADINHO

Na noite de ontem (22), mais uma edição do programa foi lançada no auditório do Celem, com a presença de educadores, estudantes, familiares, gestores escolares e pessoas da comunidade.

O JEEP utiliza uma metodologia que dissemina a cultura empreendedora e orienta para o plano de negócios, de maneira a estimular comportamentos empreendedores entre crianças e adolescentes, incentivando-os para a prática do empreendedorismo e protagonismo juvenil.

Através da formação proposta pelo JEPP, a gestão planeja o futuro do município, já que o programa prepara os novos empreendedores. Eles que irão investir e fomentar a economia local.

A ideia do programa é utilizar o espaço escolar para, desde cedo, desenvolver o espirito empreendedor nos alunos.

Os professores envolvidos no projeto recebem capacitação e os alunos participam de diversos cursos e oficinas, a exemplo de produção de ervas aromáticas, temperos naturais, confecção de brinquedos ecológicos, locadora de produtos, sabores de cores, ecopapelaria, artesanato sustentável, empreendedorismo social e novas ideias, grandes negócios, entre outros.

“Trabalhei com o JEPP EM 2015 com turmas do quinto ano e percebi a mudança no comportamento de cada aluno que participou do programa. Portanto, isso mostra a importância da escola trazer uma visão diferente e que estimule a capacidade criativa do estudante e o ensine a explorar novos horizontes durante sua formação escolar.” declarou a professora Elza Limoeiro de Lima.

Os pais revelam que já sentem mudanças no comportamento dos filhos “Como mãe posso dizer que percebi mudanças no comportamento do meu filho, pois ele se tornou mais interessado, chegou em casa com novos saberes, passou até a fazer economias, aprendeu a trabalhar com artesanato e até a cozinhar. Tudo isso graças ao JEPP, pois nós como pais, nem sempre podemos ensinar aos nossos filhos tudo o que se vê aqui. Este programa está fazendo a diferença para meu filho e para a minha família e tenho certeza que vai fazer ainda mais.”  disse Maria Auxiliadora de Jesus Alves, mãe de aluno da rede municipal.

Mais uma vez a Prefeitura de Sobradinho adere ao programa que já faz a diferença no processo ensino- aprendizagem “Sobradinho figura entre os 4 municípios da Bahia que se destaca pela visão empreendedora e pelo desenvolvimento de ações nesta área. Graças ao empenho do Prefeito Luiz Vicente, mais de 2 mil alunos estão sendo contemplados com o JEPP.  A presença de estudantes, professores e principalmente da família neste lançamento de hoje, mostra a importância do programa e nos estimula a investir nesta formação que dinamiza a cultura empreendedora.” ressaltou a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.

 

Ascom PMS