Produção industrial baiana avançou 11,1% em julho

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Em julho de 2020, a produção industrial (de transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, avançou 11,1% frente ao mês imediatamente anterior, após aumentos de 8,2% e 2,1%, respectivamente, em maio e junho de 2020. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgadas nesta quarta-feira (9), sistematizadas e analisadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).

“Esse resultado reflete, principalmente, o movimento de retomada das atividades produtivas no estado, que interromperam seus processos devido à pandemia de Covid-19”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.

Devido à influência da pandemia do coronavírus, na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou recuo de 5,7%. No acumulado do ano, a indústria registrou queda de 7,1%, em relação ao mesmo período do ano anterior. O indicador, no acumulado dos últimos 12 meses, apresentou redução de 5,6%, frente ao mesmo período anterior.

No confronto de julho de 2020 com igual mês do ano anterior, sete das 12 atividades pesquisadas assinalaram crescimento da produção. O setor de Derivados de petróleo (18,8%) apresentou a principal influência positiva no período, explicada, especialmente, pela maior fabricação de óleos combustíveis e naftas para petroquímica.

Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Produtos químicos (7,3%), Celulose, papel e produtos de papel (11,2%), Produtos alimentícios (8,7%), Bebidas (23,5%), Minerais não metálicos (16,2%) e Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (29,9%).

No acumulado do período de janeiro a julho de 2020, comparado com o mesmo período do ano anterior, nove dos 12 segmentos da Indústria geral impactaram o resultado. Positivamente, destacou-se o segmento de Derivados de petróleo, que registrou aumento de 26,8%, impulsionado pela maior fabricação de óleos combustíveis, naftas para petroquímica e óleo diesel. Importante ressaltar, também, os resultados positivos assinalados por Celulose, papel e produtos de papel (10,8%) e Produtos alimentícios (3,9%).

Acumulado de 12 meses

No acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período do ano anterior, sete dos 12 segmentos da Indústria geral influenciaram o resultado no período. Destacaram-se positivamente Derivados de petróleo (20,5%), Produtos alimentícios (2,3%), Celulose, papel e produtos de papel (2,1%) e Bebidas (2,4%).

A queda no ritmo da produção industrial nacional, com taxa de -3,0%, na comparação entre julho de 2020 com o mesmo mês do ano anterior, foi acompanhada por oito dos 14 locais pesquisados, com destaque para os recuos mais acentuados assinalados por Espírito Santo (-13,4%), Paraná (-9,1%), Pará (-7,5%) e Rio Grande do Sul (-7,5%). Em sentido contrário, Pernambuco (17,0%), Amazonas (6,0%) e Goiás (4,0%) assinalaram taxas positivas nesse mês.

No acumulado do período de janeiro a julho, 12 dos 14 locais pesquisados registraram taxa negativa, com destaque para as quedas mais acentuadas em Espírito Santo (-19,7%), Ceará (-18,2%), Amazonas (-15,9%) e Rio Grande do Sul (-14,5%). Por sua vez, Rio de Janeiro (2,1%) e Goiás (1,7%) registraram taxa positiva no período.

Fonte: Ascom/SEI

24 COMENTÁRIOS

  1. Great goods from you, man. I’ve understand your stuff previous to
    and you’re just extremely magnificent. I really like what you’ve acquired here, really like what you are stating and the way in which
    you say it. You make it entertaining and you still care for
    to keep it smart. I cant wait to read far more from you. This is really a
    tremendous site.

  2. I wanted to follow along and let you know how , a great deal I loved discovering your website today.
    I might consider it the honor to do things at my office and be able to make
    use of the tips contributed on your web page and also engage
    in visitors’ responses like this. Should a position connected with guest writer become available at your end,
    i highly recommend you let me know.

    Have a look at my web-site; http://Www.watermelon.nu

  3. I almost never comment, but i did some searching and wound up here Produção industrial baiana avançou 11,
    1% em julho – Notícias da Bahia. And I do have a couple of questions for you if you don’t
    mind. Could it be simply me or does it look like some of the comments look like written by brain dead
    individuals? 😛 And, if you are writing
    at other places, I’d like to follow anything new you have to
    post. Could you list of every one of your shared pages like
    your linkedin profile, Facebook page or twitter feed?

    Feel free to surf to my blog :: http://www.sixfigureclassifieds.com

  4. Hey! I know this is kinda off topic but I was wondering which blog platform are you using for this site?
    I’m getting tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and
    I’m looking at alternatives for another platform.
    I would be great if you could point me in the direction of a
    good platform.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui