Evento é o terceiro encontro virtual que integra a programação do mês do estudante na UNIASSELVI

O Professor Doutor Celso dos Santos Vasconcellos é o convidado da próxima Masterclass, que será a terceira live em comemoração ao mês do estudante na UNIASSELVI. Ele ministrará o tema BNCC: o novo modelo de educação. O encontro acontece nesta quarta-feira (18), às 19h, no canal da instituição no YouTube. Tem como público-alvo os acadêmicos de todas as licenciaturas assim como a comunidade externa.

Cada superaula tem a duração média de uma hora. A Masterclass é gratuita e proporciona certificado aos participantes. Há momentos de interação entre o conferente e o público, onde é possível realizar a troca de ideias e esclarecer algumas dúvidas. Assim, a comunidade acadêmica se torna cada vez mais capacitada e qualificada.

O que é BNCC

A sigla BNCC significa Base Nacional Comum Curricular definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Ela foi criada para nortear os currículos das redes de ensino no Brasil, assim como as propostas pedagógicas das escolas públicas e privadas de educação infantil, ensino fundamental e médio.

Os conhecimentos, as competências e as habilidades esperadas no desenvolvimento dos alunos durante a formação de escolaridade básica são estabelecidas pela Base. Conforme o Ministério da Educação (MEC), ela é orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. E é somada aos propósitos que direcionam a educação para a formação humana integral e na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Perfil profissional

Vasconcellos é Doutor em Educação pela USP, Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC/SP, Pedagogo, Filósofo, pesquisador, escritor e conferencista. É responsável pelo Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica (Libertad).

É autor de 10 livros na área de educação, abordando aspectos como planejamento de aprendizagem, conhecimento em sala de aula, disciplina consciente e interativa, o papel transformador do educador, projeto político-pedagógico, entre outros.

Mês do estudante 

Em 11 de agosto é comemorado o Dia do Estudante no Brasil, e para celebrar a data, a UNIASSELVI preparou um cronograma específico dentro do projeto Masterclass. Quatro convidados renomados de diferentes áreas promovem cada uma das transmissões.

Cronograma  

5/8 | 19h ➟ Inovação e Gestão do Conhecimento | Dr. Rivadavia (https://www.youtube.com/watch?v=lJMQYM1DVd8)

11/8 | 19h ➟ Habilitações Biomédicas | Dr. Silvio José Cecchi (https://www.youtube.com/watch?v=48VlOFn6VCs)

18/8 | 19h ➟ BNCC: o novo modelo de educação | Prof. Dr. Celso Vasconcellos (https://www.youtube.com/watch?v=NAtE5ngKDBQ)

25/8 | 19h ➟ Educação, inspiração para o futuro! | Filósofo, Escritor e Professor Mário Sergio Cortella (https://www.youtube.com/watch?v=jW2XCmM3S9Q)