O balanço patrimonial de uma empresa é uma das ferramentas mais importantes que uma organização pode contar. Muitos empresários o comparam a uma foto corporativa interna, feita em um determinado período e que permite olhar toda a situação em que ela se encontra. Isso porque o documento mostra a exata realidade financeira do negócio naquele momento específico em que é analisado.
“O balanço patrimonial é um dos instrumentos mais importantes de uma empresa. A elaboração deste documento aponta o atual cenário financeiro do empreendimento. Ele colabora para o processo de análise de comparação com os períodos anteriores, facilitando assim a compreensão dos dados pelos gestores e a tomada de decisões sobre o futuro do negócio”, afirma a contadora da Contabile Gestão Empresarial, Joanna Sacramento.
No entanto, apesar de ser de extrema importância para a vida da empresa, algumas organizações não realizam o balanço patrimonial anual e, muitas vezes, acabam se desestruturando financeiramente.
“Embora seja obrigatório por lei, o balanço patrimonial é a demonstração contábil mais importante da empresa. Ele não serve apenas para cumprir exigências legais, mas demonstra com clareza para onde está indo o dinheiro, por exemplo. Com base em seus números, o documento permite aos gestores fazer uma série de análises financeiras da situação do negócio. Esse cenário ajuda a ditar os rumos da empresa com mais segurança e projetar melhor o cenário futuro”, acrescenta a contadora.
Geralmente este balanço é feito anualmente e no começo do ano, mas pode variar de acordo com a organização financeira de cada empresa e/ou organização. Além disso, é uma ferramenta importante na redução de custos e na administração de riscos. Através do balanço patrimonial, é possível planejar o parcelamento das dívidas, evitar processos judiciais e administrativos e buscar a diminuição da carga tributária.
Neste balanço devem constar todas as movimentações da empresa, sendo:
·          Todo dinheiro que entrou e saiu do caixa e especificamente como foi utilizado.
·         Constando também os bens, direitos e obrigações do negócio.
O balanço patrimonial é obrigatório para todas as empresas, porém, existem muitos empreendedores que não entendem a sua importância. Este balanço é feito a partir da reunião de todos os lançamentos contábeis que foram realizados durante o ano, como as entradas e saídas de recursos e as compras de mercadorias, por exemplo.
“Devido a essa complexidade técnica que a sua elaboração exige, as empresas costumam terceirizar esse serviço. Afinal, só um contador qualificado e exclusivamente focado nos números da empresa consegue apresentar um estudo preciso e sem possibilidades de falhas ou erros contábeis”, conclui Joanna Sacramento.
SOBRE A CONTABILE
A Contabile Gestão Empresarial, é uma empresa de Contabilidade e Administração, fundada em 1988 por Adélia Sacramento Moura Ribeiro, uma mulher forte e guerreira que sozinha educou e sustentou seus quatro filhos.
O legado de uma vida que segue adiante, através das suas filhas Joanna Sacramento, Luanda Ribeiro e Palloma Soares que dão continuidade ao trabalho deixado pela mãe.
A empresa vem cada vez mais se destacando, sobretudo na área de contabilidade por conta da sua abrangência numa gama de serviços prestados para diversos segmentos empresariais.