O Movimento Vozes do Silêncio lançará, no próximo dia 29 de agosto, a campanha “Quem é essa mulher?”, fazendo um chamamento para o debate sobre “Quem são essas pessoas que procuram por seus entes queridos?”.

O objetivo é marcar o Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimento Forçado, com um vídeo onde os familiares levantam a voz sobre a letra da música Angélica, composição de Chico Buarque e Miltinho, em homenagem à estilista Zuzu Angel, que foi morta pelo exército brasileiro, numa cilada, em 1976. Somente em julho de 2020 a justiça brasileira reconheceu que a estilista foi assassinada por agentes da ditadura militar. Crime esclarecido, porém ainda sem a devida punição criminal.

A luta dos familiares é de longo tempo, alinhavando os fios da história e tecendo uma trama desconhecida da sociedade. Esta luta traz em si uma solidão, um vazio de angústia na ausência de respostas, na busca por justiça. O vídeo  “Quem é essa mulher?”, com direção da familiar Sônia Maria Haas e apoio técnico da Estandarte Produções, proporciona momentos de reflexão a respeito do que aconteceu durante a ditadura civil militar no Brasil. E propõe uma postura de resistência, clamando:”Não vamos nos calar”. Finaliza com depoimento de Hildegard Angel, filha de Zuzu e irmã de Stuart.

Diversos familiares e a Casa Zuzu Angel participaram diretamente do projeto.

O grupo vocal carioca “Às Terças”, sob a regência do maestro Mauro Perelmann, faz uma participação especial no vídeo.

O lançamento ocorrerá às 15h do dia 29, em uma live no facebook/youtube do Núcleo Preservação da Memória Política, um evento promovido pelo Movimento Vozes do Silêncio, com o apoio do Instituto  Wladimir Herzog e Núcleo Preservação da Memória Política.

facebook: nucleo preservação da memória política

youtube: nucleo preservação da memória política

Contatos:

Oswaldo Santos Júnior / Vozes do Silêncio : 11.982065233

Maurice Politi / Vozes do Silêncio : 11.982299803

Sônia Maria Haas/ familiar : 71.992787688

A saber 1:

Em 1998, a Comissão Especial Sobre Mortos e Desaparecidos Políticos já havia julgado o caso Zuzu Angel e reconhecido o regime militar como responsável pela morte da estilista.

A saber 2:

No Brasil são 434 vítimas de desaparecimento forçado durante a ditadura.