Cerca de 2,6 milhões de brasileiros se tornaram microempreendedores individuais (MEI) no ano passado, de acordo com o Portal do Empreendedor. Abrir um negócio, sendo para venda de produtos ou serviços, exige estratégias de comunicação para atingir os públicos de interesse e conseguir vender bem. Para isso a presença digital é fundamental, principalmente em redes sociais como o Instagram.

“Se uma pessoa quer começar a utilizar as redes para divulgação do trabalho, precisa definir primeiro o tom de voz dela, o estilo das postagens, as cores que combinam com a proposta que ela apresenta, como vai se comunicar com o cliente, o que vai falar e o porquê. Todas essas fases compõem o trabalho pré-postagem, o trabalho que começa antes das publicações”, explica Matheus Floresta, Diretor de Marketing da Empresa JR. ADM UFBA.

A seguir, Matheus lista algumas dicas práticas que podem ajudar os empreendedores iniciantes a começarem bem a jornada digital:

1 – Planejamento: não é possível fazer comunicação sem planejamento. Não é só postar para o resultado chegar, é preciso organizar o conteúdo, definir as estratégias, seja semanalmente ou mensalmente.

2- Produza conteúdo de qualidade: fale do seu produto ou serviço, mas apresenta conteúdo de valor para sua audiência. Se você vende flores, pode fazer conteúdos explicando como cuidar delas, falar sobre os tipos de flores, quais são as mais indicadas para presente ou para cultivo, entre outros assuntos. Torne o seu Instagram uma plataforma de conhecimento acerca do nicho que você trabalha. Dessa maneira, os clientes chegam de maneira natural.

3- Converse com seu público: responda o mais rápido possível comentários e mensagens no direct. Dar atenção ao seu público, tirar dúvidas, são bons caminhos para criar relacionamento e posteriormente vender seu produto ou serviço.

4 – Invista em anúncios: através das redes sociais é possível investir em anúncios de acordo com as suas possibilidades de investimento. Por exemplo, com R$200,00 mensais você pode atrair pessoas que ainda não fazem parte da sua rede, mas têm o perfil que você quer atingir.

5- Alie o online com off-line: que tal fazer uma promoção no Instagram exclusivamente para pessoas que forem visitar a sua loja presencial? É uma alternativa para atrair as pessoas que te seguem para conhecer o seu trabalho mais de perto, avaliar seus produtos e ter um contato mais próximo com você. Lembre-se: a rede social é um reflexo da sua loja física!