Neste sábado (7), o Rural Produtivo da TVE começa a edição especial do mês da consciência negra. O programa vem trazendo os saberes da comunidade quilombola do Kaonge, no Recôncavo baiano. A comunidade trabalha com o turismo étnico conhecido como a ‘Rota da Liberdade’, um paraíso de ostras além de organizar uma feira de artesanato no local e receber visitantes de todo Brasil. E a receita da semana é uma panqueca sem glúten, com a folha da planta alimentícia não convencional (PANCS), a Ora-Pro-Nobis. O programa é exibido no sábado (6), às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (9), às 6h30, e na quinta-feira (12), às 20h.

No Vale do Iguape, no Recôncavo Baiano, a comunidade quilombola do Kaonge vem se tornando referência nas áreas da cultura e de produção artesanal de alimentos. Localizada próxima ao município de Cachoeira, mantém um terreiro com mais de 150 anos, além de projetos ligados ao cultivo de ostras, apicultura e artes. As refeições do local oferecem tudo bem fresquinho, feito pelas mesmas famílias que pegam as ostras no mar.

Os crustáceos são criados no ‘Dendê”, quilombo vizinho, nas águas do rio Paraguaçu. Entre as opções estão moqueca de ostra, ostra assada no fogo de chão, frita no nagé, cozida no vapor e até crua. Os pratos à base de dendê, iguaria também fabricada de forma artesanal nas comunidades da região, acompanham sempre a ostra.

Antes da pandemia, a comunidade se preparava para receber os turistas, enfeitava a área do quilombo, fazia feirinha de artesanato, realizava oficinas, tinha apresentações de samba de roda e shows de artistas conhecidos. Na área cultural, o quilombo mantém aulas de dança, oficina de percussão e produção audiovisual. O trabalho realizado na comunidade quilombola mudou a vida de muitas pessoas que moram por lá e consideram o espaço uma “universidade popular”.

O programa ainda traz uma receita de panqueca sem glúten com licuri, óleo de coco, farinha de aveia, folhas de ora-pro-nóbis, folha de língua de vaca e queijo coalho. E para encerrar o programa, o músico santamarense Cláudio Guita, com música para os agricultores familiares.

O Rural Produtivo é resultado de uma parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O programa pode ser assistido também no site da emissora, no Youtube e no Facebook.

Fonte: Ascom/Irdeb