Normalmente consumida em grãos, farinha ou flocos, a semente é rica em proteínas, fibras, cálcio e ferro, que reúnem diversos benefícios para a saúde

O clima quente do verão pede por refeições leves, nutritivas e refrescantes. Nesta época, é comum encontrar um ingrediente versátil, que pode ser inserido nas receitas em qualquer uma das refeições do dia: a quinoa. De acordo com a Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO), o alimento desempenha um papel importante para a alimentação mundial, devido ao seu alto valor nutritivo.

Benefícios para a saúde

Segundo a engenheira de alimentos Erika de Almeida, os nutrientes presentes na quinoa trazem benefícios desde a saúde muscular e fortalecimento dos ossos, até o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular. “A quinoa possui nutrientes como proteínas, ferro, fibras, vitaminas do complexo B e cálcio, além de quantidades significativas de ômega 3 e 6. Se formos comparar com outros alimentos, uma porção de quinoa possui mais proteínas do que a soja, trigo, arroz e aveia. Uma porção de quinoa também chega a ter aproximadamente três vezes mais ferro do que uma porção de feijão. Todos esses nutrientes contribuem no bom funcionamento do sistema nervoso; na prevenção de doenças cardiovasculares; redução do colesterol; fortalecimento da imunidade, dos músculos e dos ossos. As fibras presentes ainda dão a sensação de saciedade, que podem favorecer o emagrecimento”, explica a analista de Pesquisa e Desenvolvimento da Jasmine Alimentos, empresa referência em alimentação saudável.

Como consumir

Por não possuir um sabor muito marcante, a quinoa é um ingrediente versátil e sem glúten, que pode ser usado em grãos, farinha ou flocos. Apesar de não haver contraindicações, a engenheira de alimentos afirma que a quinoa deve ser consumida com moderação. “Assim como todos os outros alimentos, é importante não consumir a quinoa em excesso. Por conter muitas fibras, não devemos ultrapassar duas colheres de sopa por dia”, afirma Almeida.

Café da manhã e lanches

Seja na primeira refeição do dia ou em lanches entre as outras refeições, a quinoa pode ser inserida como fonte de energia, consumida como cereal, com leite ou iogurte. Em sucos e vitaminas, onde as frutas acabam perdendo muito das suas fibras, a quinoa ajuda a repor os nutrientes. Em formato de farinha, a quinoa pode compor receitas de pães, bolos, tortas e biscoitos, substituindo a farinha de trigo, por exemplo. Antes das atividades físicas, a semente pode ser consumida em uma salada de frutas, reunindo carboidratos e proteínas, que são indispensáveis para quem for fazer exercícios.

Almoço e jantar

A quinoa é comumente inserida nas saladas, tanto para temperar, quanto como ingrediente junto de vegetais e legumes. Outro uso comum da quinoa é em grão, cozido, como substituto ou acompanhante do arroz comum, para deixar a refeição mais nutritiva. A farinha, além de poder ser usada em pães, bolos e tortas, também pode substituir a tradicional farinha de trigo para empanar carnes. Por ser um alimento versátil, a quinoa faz sucesso também entre os veganos e vegetarianos, que criam adaptações como hambúrguer de quinoa, por exemplo.

Sobre a Jasmine Alimentos

A Jasmine Alimentos é uma empresa referência em alimentação saudável. Com produtos categorizados em orgânicos, zero açúcar, integrais e sem glúten, a marca visa atingir o público que busca alimentos saudáveis de verdade e qualidade de vida. A operação da Jasmine começou de forma artesanal no Paraná, há 30 anos. A Jasmine está consolidada em todo Brasil e ampliando sua atuação para a América Latina. Desde 2014 a marca pertence ao grupo francês Nutrition et Santé, detentor de outras marcas líderes no segmento saudável na Europa.