Da redação do NB

A presidente da Fundação Luiz Eduardo Magalhães e ex-presidente da União dos Prefeitos da Bahia – UPB, Maria Quitéria, que já ocupou o cargo de diretora para Região Nordeste da Confederação Nacional dos Municípios, faz um chamamento junto aos prefeitos da Bahia para que compareçam de 21 a 24 de maio na XXI Marcha dos Municípios em Brasília no sentido de cobrar do governo federal mais atenção aos municípios brasileiros no que se refere aos repasses do Fundo de Participação dos Municípios – FPM.

Segundo Quitéria que foi prefeita por duas vezes do município baiano de Cardeal da Silva, a maioria dos municípios brasileiros estão com obras como creches, postos médicos, escolas, pavimentação paralisadas em função da queda do FPM, sendo este o maior repasse mensal para as mais de cinco mil prefeituras do País.

“Se por um lado o governo se empolga em divulgar que a arrecadação está em fase crescente para daí justificar o aumento e o reaquecimento da economia, do outro lado vemos que isso  não corresponde com os repasses do FPM que estão sempre a despencar. É de suma importância que os prefeitos brasileiros compareçam nessa marcha em Brasília e mostre a sua força política” disse Quitéria.

Por ser um ano eleitoral, Quitéria acredita que a força do movimento municipalista sensibilizará o Congresso Nacional para que este se junte ao lado dos prefeitos na busca de repasses dignos e não manipulados como o Fundo de Participação dos Municípios.

Perguntada porque se envolve na Marcha já que não mais exerce o cargo de prefeita de Cardeal da Silva, nem de presidente da UPB, Quitéria diz que o fato de não estar à frente de órgãos ligados aos municípios, não lhe retira o direito de ser uma municipalista convicta e por saber do sofrimento diário do que é administrar um município sem recursos e dependendo unicamente do Fundo de Participação dos Municípios ela afirma que eleita deputada federal nas eleições de 2018, essa será uma das suas bandeiras na Câmara Federal a partir de 2019.