Após uma operação da Polícia Civil em Riachão do Jacuípe, diversas aves silvestres foram entregues à Secretaria Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente nesta sexta-feira, 15. Algumas delas estão ameaçadas de extinção.

As aves foram encaminhadas para um viveiro, enquanto as providências legais são tomadas. O Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidrícos) será acionado para definir o procedimento adequado de soltura desses animais.

Segundo o secretário da pasta, Emanuel Carneiro, o município assume a responsabilidade da posse dos animais por a secretaria ser o órgão de autoridade no que diz respeito ao Meio Ambiente.

Foram 39 aves apreendidas: um jacú, três perdizes, quatro pombas verdadeiras, quatro juritis, dois soldadinhos, um canário da terra, um culeiro, três cardeais, dez trocás, um fogo-pagou, quatro rolas brancas, quatro rolas de caldo de feijão e um aracuã.

A biológa Jacqueline de Oliveira acompanhou a entrega dos animais. “São animais que não aparentam maus tratos. Mas vamos identificar as espécies e dar os encaminhamentos necessários”.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Riachão do Jacuípe