Rio Real: Organização associativa aliada a políticas públicas trazem resultados para famílias agricultoras

Foto: Divulgação
Famílias da comunidade Rural de Moçambinho, em Rio Real, comemoram resultados positivos do projeto de implantação de aviários, para a criação de galinhas caipiras. A iniciativa, que beneficiou diretamente 20 famílias, conta com investimentos da ordem de R$ 230 mil, do Governo do Estado, via Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Agora, já com a prestação de contas finalizada e aprovada, e a sobra de recursos e rendimentos destinada à compra de mais ração e pintos, as famílias, além de contarem com mais segurança alimentar e nutricional, comercializam os ovos tanto na feira livre do município quanto na própria comunidade.
“Só tenho a agradecer a Deus, à equipe do projeto e a toda a equipe da associação, que por estar organizada, foi contemplada no edital do Bahia Produtiva. O projeto é muito bom. Sou grata por ter a alegria de pertencer a esse projeto. Só de ter um local onde posso prender minhas aves, para que não estejam comendo as plantações, ficando livres de predadores como raposa e outros bichos, tendo um local, que antes não tinham para estarem protegidas da chuva, parece um sonho. Sem esquecer que melhorou a nossa qualidade de vida e temos uma fonte de alimentação saudável para a nossa família, como também uma fonte de renda, que auxilia na renda mensal da família”, comemora Nilza Barbosa dos Santos, uma das beneficiárias do projeto.
A partir do convênio firmado entre a CAR/SDR e a Associação Comunitária Beneficente do Povoado Mocambinho foi possível estruturar a produção, com a construção de galinheiros e aquisição de equipamentos, insumos e aves, além de ter garantido o acompanhamento e as orientações da assistência técnica e extensão rural (Ater), entre outras ações.

Por meio do Bahia Produtiva, projeto que conta com cofinanciamento do Banco Mundial, estão sendo investidos cerca de R$ 30 milhões em projetos socioambientais, direcionados à criação de galinhas caipiras para famílias agricultoras, indígenas e quilombolas. Com a ação, estão sendo beneficiadas 2.090 famílias de 95 comunidades rurais, 71 municípios, de 24 Territórios de Identidade da Bahia.

Assessoria de Comunicação SDR/CAR 

8 COMENTÁRIOS

  1. Pretty section of content. I just stumbled upon your web site and
    in accession capital to assert that I acquire actually enjoyed account your
    blog posts. Any way I’ll be subscribing to your augment and
    even I achievement you access consistently rapidly.

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário!
Digite seu nome aqui