ECONOMIA

Rússia mantém cooperação com a Venezuela na produção de petróleo, declarou à Sputnik Mundo o embaixador russo em Caracas, Sergei Melik-Bagdasarov.

“Quanto à produção de petróleo na Venezuela, nossa cooperação neste âmbito continua”, disse o diplomata à Sputnik Mundo.

Melik-Bagdasarov denunciou as ações dos EUA que visam bloquear as exportações de petróleo venezuelano, inclusive dentro do contexto internacional do coronavírus.

O embaixador salientou que a Rússia mantém um contato estreito com o governo da Venezuela sobre a cooperação em várias áreas e em várias plataformas, tais como os acordos no âmbito da OPEP+.

Sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, em Viena, Áustria (arquivo).
© AP PHOTO / RONALD ZAK
Sede da Organização dos Países Exportadores de Petróleo, OPEP, em Viena, Áustria (arquivo).

Em 6 de abril se celebrará uma videoconferência dos países provedores de petróleo a nível de ministros, que se focará na cooperação no âmbito da aliança OPEP+.

Em 6 de março, a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e dez produtores independentes, entre eles a Rússia, cancelaram os controles de produção acordados ao longo dos últimos anos.

Conhecido como OPEP+, o acordo perdeu sua vigência a partir de 1º de abril devido a desavenças sobre sua prorrogação. A ruptura do pacto petroleiro, somada às incertezas causadas pela pandemia da COVID-19 sobre o futuro da economia mundial, impactaram fortemente no preço de hidrocarbonetos.

Sputnik