Por Vitor Fernandes

Foto: Jonas Santos

Foi sancionada, neste mês de abril, lei que insere Dandara dos Palmares e Luísa Mahin como ‘heroínas da pátria’. Nesta segunda-feira (29), direto de Cuba, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) reforçou que a conquista é uma vitória do povo negro e que ambas as homenageadas são referências na luta por melhorias em todo o país e fora dele também. Em Cuba, o parlamentar participa das atividades do Dia Internacional do Trabalhador e da Trabalhadora. “O Brasil precisava desse reconhecimento. Tanto Dandara quanto Mahin são nossas referências de luta, da mulher negra e empoderada, com participação social intensa. Fico lisonjeado de ter sido um dos autores de um dos projetos que geraram lei e inseriram ambas no livro de ‘Heróis e Heroínas da Pátria’”, destaca Valmir.

O PLC 119/2018 do parlamentar baiano foi debatido e aprovado em conjunto com o PLC 55/2017 no Senado Federal no mês de março – garantindo assim os nomes no ‘livro de aço’. Valmir também é autor de projeto de lei que conseguiu inscrever o líder das Ligas Camponesas, João Pedro Teixeira, no mesmo livro que agora tem Dandara e Mahin. “A aprovação desse projeto é uma das muitas vitórias que o povo negro terá. Dandara é heroína da Pátria junto a Luísa Mahin. Ambas fundamentais referências da mulher negra nos espaços de memória. Temos um herói camponês, que foi João Pedro e, agora, temos duas mulheres negras, de histórias de luta, fundamentais para nossa ancestralidade”, completa

No projeto de lei de autoria do deputado baiano, ele aponta para a atuação de Dandara dos Palmares, companheira de Zumbi dos Palmares, e que comandou um quilombo contra o processo de escravidão. Assunção lembra que Dandara lutou pela vida, mas foi presa e cometeu suicídio para não retornar à condição de escrava. Ele também salienta que Luísa Mahin era mãe de Luís Gama e que passou a coordenar e articular levantes de negros escravizados que sacudiram a Bahia. “São duas guerreiras que agora estão reconhecidas e inseridas na memória e integram a história do país”, completa.