Lar da Alemanha em 2014, vilarejo no sul da Bahia, é opção para quem gosta de natureza e adrenalina

A pequena vila no Sul da Bahia escolhida pela seleção alemã de futebol para se concentrar antes da Copa do Mundo de 2014 se tornou uma opção atraente para quem deseja unir esporte e natureza. Localizado a 30 km ao norte de Porto Seguro, o vilarejo de Santo André, que pertence à cidade de Santa Cruz Cabrália, é um paraíso natural para esportistas, em especial para os apaixonados por esportes aquáticos e trilhas.

A prática de mergulho é uma das opções para os mais aventureiros. A localidade tem diversos pontos que se destacam, como os corais de Araripe, Coroa Alta e Alagadas. Quem submerge pode observar uma infinidade de espécies de peixes e corais, além de tartarugas. Mas a grande estrela local é a baleia Jubarte, espécie que encontrou no litoral sul da Bahia um refúgio para a sua procriação. Elas costumam aparecer na região entre junho e setembro, encantando turistas através do ritual de acasalamento, por meio dos cantos e dos saltos dos machos para atrair as fêmeas.

Por ser um local privilegiado para a prática dos esportes aquáticos, Santo André se tornou um verdadeiro paraíso para amantes de surf, stand up paddle (esporte no qual o praticante fica em pé na prancha e se move com o auxílio de um remo), caiaque, kitesurf (modalidade por meio da qual a pessoa é conduzida por uma espécie de pipa) e snorkeling (um tipo de mergulho em águas rasas). Há também trilhas para passeios de bicicleta e caminhadas ecológicas.

Outra opção diferenciada é agendar uma visita às reservas indígenas da região. Além de conhecer um pouco mais sobre a cultura desses povos, ainda é possível praticar com simulações de arco e flecha, desarme de armadilhas e pesca.

“A região tem um potencial ainda a ser explorado por pessoas que gostam de esporte e natureza, como os recifes de corais mais afastados da costa. Eles podem ser perfeitamente acessados por barcos e lanchas”, comenta Daniel Katz, presidente da Katz Construções, que tem investido no potencial turístico e esportivo do local por meio do ‘Alameda do Araripe Haras Resort’, um empreendimento de alto luxo com 16 terrenos de 20 mil m² e 700 m de praia privativa.

Pesca esportiva é destaque na região

A pesca esportiva oceânica também é muito forte por lá. A região abriga o Royal Charlotte Bank (localizado a 32 milhas náuticas de distância da Vila Santo André), uma plataforma continental que atrai milhares de cardumes de peixes de grande porte, como o Marlin Azul, um peixe que pode chegar a 4,5 m de comprimento e 900 kg de peso.  A localidade é considerada uma das melhores do mundo para a prática de pesca esportiva dessa espécie, cobiçada por pescadores de todos os cantos. Há, inclusive, um torneio de pesca esportiva do Marlin Azul, realizado anualmente.

Alisson Villa
Assessoria de Comunicação