O São João do município de Itaberaba deve ser um dos mais procurados na Bahia e na Chapada Diamantina | FOTO: Arquivo/Ascom |

Enquanto os estados da Paraíba, com Campina Grande, e de Pernambuco, com Caruaru, disputam o título de ‘Maior São João do Mundo’, com festejos durante os 30 dias do mês de junho, os outros estados nordestinos não ficam atrás e promovem seus arraiais em centenas de municípios no mesmo período.

Elementos como fogueiras, casamento na roça, fogos de artifício e comidas típicas à base de milho como bolos, pamonha e canjica são indispensáveis neste período. O forró é o principal ritmo, mas algumas cidades também optam por atrações como djs e artistas da Axé Music e Sertanejo para os festejos – o que agrada parte dos jovens mas não é bem visto pelos mais tradicionais.

Na Bahia, a festa ocorre em pelo menos 250 municípios com eventos gratuitos em praças públicas, em fazendas e espaços privados. Durante o período do São João, mais de 1 milhão de baianos se deslocam pelas cidades do interior do Estado. Apesar da invasão dos artistas do sertanejo, o forró ainda predomina na maioria das cidades que comemoram Santo Antônio, São Pedro e São João.

Veja as principais festas!
Cruz das Almas
A cidade é talvez a única do estado com a programação 100% forrozeira. Por lá, passarão grandes nomes como Alcymar Monteiro, Flávio José, Alceu Valença e as bandas Mastruz com Leite e Magníficos. Serão mais de 20 horas por dia de programação em diversos ambientes. Uma das novidades é a feirinha com comidas típicas feitas com itens da agricultura familiar. A cidade é conhecida pelo colorido das espadas, que são fogos de artifício muito comuns por lá.

Senhor do Bonfim
Conhecida como “A Capital Baiana do Forró”, Senhor do Bonfim figura sempre entre os três destinos mais procurados do São João da Bahia. A cidade, que tem a cara do Sertão Nordestino, possui festejos juninos com elementos tradicionais como a fogueira, comidas típicas e uma decoração rica em cores e detalhes.

No palco principal, batizado de Espaço Gonzagão, passarão artistas como Flávio José, Dorgival Dantas, Jorge de Altinho, Flávio Leandro e Adelmário Coelho. A cidade também conta com Trem do Forró, festivais culturais, alvoradas e o Forró do Sfrega – uma festa privada realizada nos dias 23 e 24 de junho com atrações como Xand Avião e Mano Walter.

Amargosa
Conhecida como “Cidade Jardim”, numa região conhecida como Vale do Jiquiriçá, Amargosa deve reunir mais de 100 mil pessoas por noite, na Praça do Bosque. O local dos festejos tem decoração especial e, este ano, homenageia a participação do Brasil na Copa do Mundo da Rússia. Grandes nomes do forró como Flávio José, Estakazero, Santanna e Elba Ramalho estão confirmados na programação. Além dos grandes shows, haverá também uma vila junina e um arrasta-pé na zona rural do município, que também é palco do Forró do Piu Piu, festa privada que conta com a presença de Wesley Safadão e Dorgival Dantas.

capa23

As atrações do São João em Itaberaba foram divulgadas em março pelo prefeito Ricardo Mascarenhas em ato de lançamento oficial da programação | FOTO: Montagem do JC |

Itaberaba
Portão de entrada da Chapada Diamantina, uma das regiões mais belas da Bahia, o município de Itaberaba, se destaca pela grande festa junina. De 21 a 24 de junho, a cidade espera milhares de pessoas para o São João que terá grandes shows na praça principal e também um salão para o forró tradicional. Na lista de artistas que passarão por lá, destaque para Targino Gondim, Lucy Alves, Aduílio Mendes e Bell Marques, que promete um repertório de forró.

Salvador
Na capital baiana os festejos juninos que ocorrem no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, completam 10 anos em 2018. Serão três dias de shows (22, 23 e 24), com apresentações de bandas e artistas como Fulô de Mandacaru, Elba Ramalho, Cacau com Leite, Geraldo Azevedo e Estakazero. O evento reúne cerca de 50 mil pessoas por noite e é a principal opção para quem mora na capital e não pretende viajar para o interior no período junino.

Santo Antônio de Jesus
A capital do Recôncavo Baiano, situada a 200km de Salvador, promove, há alguns anos, uma das maiores festas da Bahia. Com uma boa estrutura e localização, a cidade terá, entre os dias 20 e 24 de junho, diversas opções como a Vila do Forró, com 20 atrações; o Forró da Melhor Idade, no sábado (23); Forró das Crianças, no domingo (24); Palco Alternativo com seis atrações; Tenda da Diversidade e 35 atrações locais se apresentando nos bairros, zona rural, feira livre e praças.

Entre os artistas mais conhecidos que passarão por Santo Antonio de Jesus estão os forrozeiros Flávio José, Dorgival Dantas, Mano Walter, Calcinha Preta, Estakazero, Virgílio e Tio Barnabé e os sertanejos Henrique e Juliano e Luan Santana. Entre os artistas locais, a mais destacada é a baiana Joyce França. Com informações de Roteiros Incríveis UOL.

Jornal da Chapada