A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) divulgou nota desmentindo mensagens de áudio que anunciavam o fechamento de fábricas nas cidades de Camaçari, Simões Filho, Itabuna e Feira de Santana. Esses áudios, considerados disseminadores de “fake news” circulam pelas redes sociais já há algumas semanas.

Segundo os autores da notícia, o encerramento das empresas  nessas quatro cidades provocaria a perda de mais de 40 mil postos de trabalho. Ainda de acordo com as mensagens, o fechamento das fábricas se daria pelo fato d o Governo do estado ter aumentado impostos que inviabilizariam o funcionamento dessas empresas.

Em seu comunicado, a SDE afirma que “analisando apenas um dos ítens já é possível apurar a falta de veracidade: somando o número de empregos gerados, as quatro empresas geram 11,9 mil empregos e não ’42 mil’ como diz a mensagem”.

A SDE explica ainda que o Governo baiano possui uma política de incentivo fiscal que pode chegar até a 100 por cento de isenção a depender do ramo de produção. O órgão informa também que a Bahia está entre os três estados que ganharam ritmo de produção no acumulado do segundo trimestre de 2019 segundo dados do IBGE.

As empresas citadas nos áudios seriam a Ford e a Boticário, em Camaçari; Avon, em Simões Filho e duas plantas da Nestlê – uma em Itabuna e a outra em Feira de Santana.

Da Redação – imagem: Reprodução Internet