A Secretaria da Educação do Estado (SEC) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveram, nesta quinta-feira (8), pelo canal Educação Bahia no YouTube, a live com o tema “Economia Criativa”. A atividade encerrou o Módulo de Atualização Empreendedorismo, ofertado a 700 educadores da rede estadual de ensino, e contou com a palestra de Jane Blendina da Costa, coordenadora do Projeto Economia Criativa SEBRAE Nacional.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Brito, destacou que o Módulo de Atualização dialoga com a realidade da educação. A iniciativa, cada vez mais, se revelou adequada para este momento que se inicia, que é do Novo Ensino Médio e de um novo marco curricular. E, mesmo com a pandemia, continuamos trabalhando por uma melhor educação, um currículo mais dinâmico e estudantes engajados”, disse.

O diretor-superintendente do Sebrae/BA, Jorge Khoury, falou da importância do órgão contribuir na qualificação da educação baiana. “É fundamental entendermos a necessidade de juntarmos esforços para garantir a capacitação dos educadores em uma perspectiva contemporânea, possibilitando uma formação mais completa para as crianças, jovens e adultos”, contou.

Segundo Jane Blendina, mesmo com as dificuldades da pandemia, o ser humano pode se adaptar quando tem novas oportunidades. “Temos dois lados: o da razão e o criativo. E a Economia Criativa é um conjunto de negócios baseado no capital intelectual, cultural e na criatividade, que gera valor econômico. Você transforma sua identidade e ideias em negócios”, explicou.

Representante da Educação Empreendedora e Inovadora do Sebrae/BA, Ana Luci Des Graviers, contou sobre o processo de aprendizagem do Módulo de Atualização. “Foram quatro meses de oficinas e lives, com encontros semanais com os professores, e, juntos, fomos descobrindo as diversas possibilidades dentro da Educação Empreendedora, que tem tudo a ver com o desenvolvimento de competências para o mundo do trabalho, fazendo relação com as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Educação do Estado