Um diálogo semanal com pesquisadores e experimentadores da Bahia, sobre diversos assuntos técnicos de interesse da agricultura familiar. Esse é o SDR Pergunta, uma ferramenta digital, no formato de Podcast, que nesta quarta-feira (09) chega ao episódio 50, contabilizando mais de oito mil visualizações. Os episódios são disponibilizados no canal SDRBahia, no Youtube e na plataforma de streaming Spotify.

Lançada em maio de 2020, a iniciativa é da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). O episódio 50 traz o tema: Qual o Segredo do Sucesso na Criação de Galinha Caipira?, apresentado por Ivani Pereira Santos, engenheira agrônoma e coordenadora técnica da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), no Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), Território de Identidade Velho Chico.

“Consideramos o SDR Pergunta uma ferramenta muito ágil, porque é um podcast de no máximo cinco minutos, e isso comunica com muita agilidade, rapidez, linguagem fácil, coloquial. Chegar a 50 edições é uma conquista importante. É preciso perseverar porque nem sempre é fácil conseguir a dedicação das pessoas naquele momento em que nós precisamos do áudio”, ressalta José Tosato, coordenador da Cepex.

São selecionados pela Cepex temas prioritários, que a SDR considera fundamental para a agricultura familiar na Bahia, com enfoque especial para produção de base agroecológica e demonstração da diversidade da agricultura familiar.

Elias Rios, presidente da Associação das Entidades de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável de Pintadas – Rede Pintadas, destaca que os conteúdos apresentados pelos técnicos e técnicas no SDR Pergunta têm contribuído muito no trabalho desenvolvido pela Rede Pintadas: “Têm trazido vários conhecimentos, tanto na produção dos grupos, quanto no aproveitamento do que se tem nas propriedades, também sobre sanidade animal, alimentação e todo o processo que contribui para o desenvolvimento e crescimento. Estão todos de parabéns!”.

A Rede Pintadas é responsável pela gestão do Centro Público de Economia Solidária do Território Bahia do Jacuípe, que conta com a participação de 128 grupos organizados, que desenvolvem atividades de produção de sequilhos, doces, bolos, beiju, temperos, geleias e artesanatos de palha e madeira, atuando também na avicultura, horticultura e polpas de frutas, dentre outras.

https://www.youtube.com/hashtag/sdrpergunta

 

SDR Pergunta especial 

No último mês de maio, a Cepex disponibilizou uma temporada especial do SDR Pergunta, com quatro episódios semanais, que trouxeram reflexões relacionadas à Campanha pela Divisão Justa do Trabalho Doméstico, que ganhou a adesão da SDR e suas unidades. A campanha é uma iniciativa da Rede Feminismo e Agroecologia do Nordeste e GT Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (ANA), em parceria com diversas organizações da sociedade civil e movimentos sociais de mulheres.

 

O SDR Pergunta 

Os episódios são disponibilizados todas quartas-feiras. Cada episódio traz um conteúdo novo, para o público em geral acessar a qualquer momento. Diversos assuntos técnicos de interesse da agricultura familiar, a exemplo de temas relacionados à agroecologia, compostagem, comercialização e plantas medicinais, apresentados por técnicos e técnicas, pesquisadores e experimentadores da Bahia.

Ascom SDR/CAR