Beirute, (Prensa Latina) A tensão sentiu-se hoje à flor de pele nos arredores da fronteira do Líbano e Israel por episódios recentes proclives a uma ascensão de tom entre os dois bandos.
Um comunicado das Forças de Paz da ONU em Líbano (Fpnul) convocou a moderação para evitar uma perda de controle.

O texto de Fpnul confirma que os israelenses lançaram bombas de sinalização nas zonas meridionais libanesas de Mail al-Jabal, Yaroun e Aita Shaab, depois de verificar cortes em uma cerca entre os dois territórios.

Os radares do contingente da ONU detectaram as sinalizações sobre diferentes partes da Linha Azul, a fronteira traçada pelo organismo internacional ao final da guerra israelo-libanesa de 2006.

De imediato houve uma dispersão das tropas internacionais e contatos com ambas partes do chefe das Fpnul, major-geral Stefano Del Col.

Este último chamou ao entendimento para devolver a estabilidade ao longo da Linha Azul, ainda que tenha ordenado uma investigação sobre o incidente.

Uma atmosfera de cautela prevaleceu na zona, enquanto os aldeões libaneses das proximidades seguiam em seus trabalhos cotidianos.

As Forças de Defesa de Israel patrulharam com cães aos arredores da fronteira, segundo depoimento de Hassan Mahmoud, quem cortava erva para seu gado e presenciou esses movimentos.

O pastor Ali Zahra apontou que conduzia seu rebanho de meio milhar de ovelhas como se nada tivesse passado.

‘O Exército e a Fpnul, estamos a salvo’, disse.

Desde a semana passada, o regime de Tel Aviv comete violações da soberania do Líbano e Síria.

Um drone israelense destruiu um veículo pertencente ao Hezbollah libanês no cruzamento de Masnaa no lado sírio da fronteira entre Síria e Líbano.

Também se registrou um confronto entre soldados libaneses e israelenses que requereu da assistência das Fpnul.

No início da semana passada, aviões de Tel Aviv violaram o espaço aéreo de Líbano com drones e aviões de combate que sobrevoaram os céus de Beirute e outras áreas libanesas.