Garis e margaridas passam a integrar o grupo prioritário para vacinação contra a covid-19 no país. A informação foi confirmada pelo vereador de Salvador e representante da categoria na Bahia, Luiz Carlos Suíca, durante seminário de formação nacional do PT nesta quarta-feira (31). Um projeto de lei (nº 1011/20) foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados e uma emenda de autoria dos parlamentares federais Jorge Solla (PT-BA) e Léo de Brito (PT-AC) estabeleceu os profissionais da limpeza urbana como prioritários no processo de imunização.

“É uma vitória importante para a categoria. Esses trabalhadores e trabalhadoras estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus desde o começo da pandemia há um ano. São eles que estão ajudando a manter a cidade limpa, gerando saúde e promovendo o bem-estar de todos nós. Então, nada mais justo que essa emenda dos deputados petistas passasse com urgência no Congresso. Foi uma demanda nossa e fomos até a origem da questão para poder resolver isso de forma imediata”, descreve Suíca.

Além do edil soteropolitano, a direção do SindilimpBA também destacou a importância da medida para a categoria. “Precisamos garantir que quem esteja na linha de frente tenha ainda mais segurança para exercer sua função. É uma vitória significativa em tempos de crise sanitária. A vacina ajuda a conter casos graves da covid, que já matou mais de 318 mil brasileiros”, resume Ana Angélica Rabello, coordenadora-geral do sindicato. Ela explica que a situação da pandemia se agravou com o negacionismo e com a gestão do presidente Bolsonaro.

Para o deputado federal Jorge Solla, a medida representa mais uma demanda para garantir segurança de trabalhadores que estão vulneráveis à contaminação, atuando diariamente com a limpeza urbana das cidades brasileiras. Ele também salienta que a proposta foi uma sugestão do edil soteropolitano. “É uma demanda do vereador Suíca, que abraçamos por considerar justa: é quem se expõe a material contaminado, com o lixo de todos nós, que estamos em isolamento, com coronavírus ou não”, declara Solla, em perfil de rede social, após o projeto passar no plenária da Câmara Federal.

Ascom do Vereador Luiz Carlos Suíca