Turquia deu início à construção de um enorme complexo administrativo, que servirá como sede do Ministério da Defesa, do Estado-Maior e dos diferentes ramos das Forças Armadas turcas.

Na cerimônia, ocorrida na segunda-feira (30), onde foi colocada a primeira pedra do futuro complexo, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, disse que o novo edifício “plantará o medo” nos inimigos da Turquia e “dará confiança” a seus aliados, de acordo com a agência Anadolu.

Erdogan também adiantou que o futuro complexo, localizado na capital turca, Ancara, será equipado com tecnologia avançada, respeitará o meio ambiente e será o local de trabalho de cerca de 15 mil cidadãos.

A construção do novo edifício, provisoriamente denominado de “Crescente e Estrela” – os símbolos presentes na bandeira nacional da Turquia – deverá estar completa em 19 de maio de 2023.

O complexo, que terá uma área de 890 mil metros quadrados, será construído em uma área de 12,6 quilômetros quadrados. Para que se possa ter uma ideia de seu tamanho, a sede do Departamento de Defesa dos EUA tem uma área de mais de 603 mil metros quadrados, o que tornará a nova construção turca o maior edifício de escritórios de baixa altura do mundo até hoje.

O “Pentágono turco”, como já foi chamado pela imprensa local, será composto por edifícios de escritórios rodeando uma vasta área central em forma de meia lua e uma edificação em forma de estrela que servirá como sala de exposições e entrada no complexo.

Fonte: Sputnik Brasil