Mais de 270 mulheres da faixa etária prioritária de 50 a 69 anos de idade já fizeram o rastreamento do câncer de mama na unidade móvel estacionada desde a terça-feira, dia 3, na Praça Cultural, em Ubaitaba. Está sendo executado o programa Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama.

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) é parceira da Prefeitura de Ubaitaba neste projeto que vai atender pelo menos 1.300 pacientes até o dia 13. Para o secretário municipal de Saúde, José Carlos Lona Almeida, o atendimento às pacientes está dentro da expectativa. “A média diária de exames está dentro do planejado”, afirma.

Pelo cronograma na tarde desta quinta-feira e na sexta-feira, até as 13 horas, serão atendidas pacientes provenientes do Distrito de Faisqueira, onde agentes comunitários de saúde e a USF Humberto Líger se encarregaram da mobilização.

No sábado pela manhã, serão atendidas as mulheres cadastradas na zona rural, incluindo Cruzeiro do Sul, Batalha, Duas Irmãs. À tarde, Oricó, Melos, Caguinhos e  Piraúna. Na segunda e terça-feira (dias 9 e 10) serão atendidas as mulheres do Armandão e Maria Olímpia.

Na quarta (dia 11), mais pacientes do  bairro Maria Olímpia e Novo Olímpia durante todo o dia. Na quinta-feira e na sexta  (dias 12 e 13), as mulheres da faixa etária prioritária da Ruinha de Santo Antônio.

E na tarde do dia 13, último dia de atendimento em Ubaitaba, serão atendidas pacientes em demanda espontânea, ou seja aquelas mulheres não localizadas pelo rastreamento efetuado pelos agentes comunitários de saúde e pelas Unidades de Saúde da Família (USF).