Vitor Fernandes

A chapa ‘Somos Ufba’, encabeçada pelo reitor e vice-reitor, João Carlos Salles e Paulo Miguez, venceu a disputa pelo comando da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na votação que aconteceu durante dois dias, terça (22) e quarta-feira (23). O resultado final foi divulgado na última quinta-feira (24) e a chapa de Salles foi eleita com um total de 11.369 votos, sendo que houve 242 votos brancos e 94 nulos. Para o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), a Ufba segue fortalecendo a democracia e contra as retiradas de direitos dos trabalhadores.

“Tem atuado com responsabilidade contra os desmandos do governo golpista de Michel Temer [MDB]. Com a reeleição de João Salles, a Ufba segue no rumo certo da democracia. É importante manter o diálogo com os universitários e promover ações que ampliem os debates na universidade”, aponta Valmir. Salles segue no cargo até o ano de 2022, quando acontece nova eleição. O professor é graduado e doutor em Filosofia, além de ser mestre em Ciências Sociais.

Valmir aponta ainda que as universidades são locais importantes de debates, inclusive envolvendo comunicação, políticas sociais, agrárias e assuntos de interesse da sociedade. “É um local de ampla discussão e o país precisa ter mais atividades para que possamos aumentar a força do povo e fazer que o país retome o rumo da democracia. E isso só vai acontecer quando houver eleição direta e Lula seja candidato”, completa o deputado.