Municípios
Domingo , 21 de Dezembro de 2014
Postado em 27/03/2008 ás 11:21

LAURO DE FREITAS - Prefeitura inaugura segunda creche pública do município

 

A Prefeitura de Lauro de Freitas inaugura nesta quinta-feira (27), às 19h, a segunda creche pública do município, na comunidade do Habitar Brasil (HBB) Vila Nova de Portão. Logo depois entrega a revitalização da Praça local, que recebeu serviços de iluminação da quadra poliesportiva e em todo o espaço, brinquedos, mesas e cadeiras de concreto, além de uma área para a prática de capoeira.

A Creche-Escola atenderá 100 crianças da comunidade com idade entre um e três anos, disponibilizando ensino básico infantil, cinco refeições diárias e acompanhamento médico e odontológico. A estrutura da creche, que funcionará das 7h30 às 17h, conta com três salas de aula, um dormitório e uma ampla área de lazer com parquinho infantil, que garantem o conforto e segurança das crianças. O HBB é um conjunto de 239 casas populares construídas com recursos do Governo Federal, inaugurado em 2006.

 

SPM encerra com seminários e show de

Nara Costa mês de homenagens à mulher

 

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) entra na última semana da programação em homenagem à mulher. Nesta quinta-feira (27), realiza a aula inaugural do curso Transversalização de Gênero no Currículo Escolar, às 19h, no Pólo Universitário Santo Amaro de Ipitanga (PUSAI). A iniciativa é uma parceria da SPM com a Secretaria Estadual de Educação e Universidade Federal de Bahia (UFBA), e fará parte da grade curricular da rede municipal. Na sexta-feira (dia 28), o segmento feminino está convidado a discutir um tema urgente: Mulher e Poder. O Poder de Votar das Mulheres, às 10h, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. No domingo, às 14h, a SPM coloca em debate o tema Mulher e Qualificação Profissional, às 14h, na Associação dos Funcionários Públicos da Bahia (Estrada do Coco). Ainda no domingo, às 20h, no mesmo local, festa de encerramento com show da cantora Nara Costa.

 

Projeto Ciranda das Artes retorna em abril

 

As inscrições gratuitas para o Programa Ciranda das Artes estarão abertas no mês de abril, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão), das 7h às 13h. Para participar das 13 oficinas e oito cursos do programa, basta apresentar documentos de identidade e comprovante de residência. O Ciranda das Artes será realizado de forma descentralizada, com atividades por todo o município. Os cursos oferecidos pelo projeto são os de produção e elaboração de projetos, dança de salão, dança moderna, violão, fanfarra, capoeira feminina, artesanato, fotografia, partitura teatral, terapia musical, teatro infantil e dança de rua. Mais informações: 3369-9216/9222

 

Projeto Domingo de Paz retorna neste

final de semana para a Praça da Matriz

 

Ícone da axé music, a cantora Carla Visi é a convidada especial do Projeto Domingo de Paz, neste final de semana (30), a partir das 18h, na Praça da Matriz, no Centro. Esta é a nona apresentação, e como todos os domingos, o Projeto traz as meninas do Grupo Zambiã, o Afoxé Filhos de Gandhy e a anfitriã Banda Mahatma. No mesmo dia a cantora e compositora, Kássia, moradora de Lauro de Freitas, fará uma participação especial, interpretando seus maiores sucessos como "O amor não é pecado", de Paulo Sérgio Vale e Augusto César.

 

Inscrições para Fanfarra

 

Pessoas interessadas em participar da Fanfarra Cultural Renascer do Sol (Fanresol) podem se inscrever na Escola Estadual Américo Simas, no Centro, a partir desta quinta-feira (27), das 14h às 17h.  São 33 vagas para percussão, sopro e vanguarda e o candidato que não tem afinidade com os instrumentos terá aulas com instrutores da Fanresol. Para se inscrever é necessário ser estudante e ter idade acima de 10 anos.  As inscrições podem ser feitas até 23 de abril.

 

Escola de Cadetes Mirins

oferece cursos gratuitos

 

Formação geral do cidadão, práticas de turismo, aprendizagem comercial e administrativa, costura industrial e estampa em tecido são alguns dos cursos profissionalizantes oferecidos pela Escola de Cadetes Mirins. Os candidatos devem ter entre 14 a 24 anos, ser moradores do município e cursarem a partir da 5ª série. O aluno pode optar também pelos cursos de inglês e informática básicos, dança, teatro, música e capoeira. As vagas são limitadas e os interessados podem se matricular na sede das escolas (Centro e Portão), das 8h às 13h. Mais informações: 3288-9736/ 3369-9299

 

27 A 30 DE MARÇO (QUINTA-FEIRA A DOMINGO) 15 ANOS DO MARV

 

Nesta quinta-feira (27), o Movimento de Apoio de Respeito à Vida (Marv) realiza encontro, na Escola Municipal Santa Rita (Itinga), às 19h20, para assinalar os 15 anos de fundação. No encontro serão abordados temas como a conjuntura política e administrativa de Lauro de Freitas, pela prefeita Moema Gramacho, e Estratégias de inclusão pela educação Frente à realidade dos programas Prouni e Promuni, pelo sociólogo Paulo Aquino. Nesta mesma noite o historiador Gildásio Freitas abordará o tema "Lauro de Freitas: Identidade e as iniciativas comunitárias na área da cultura". Na sexta-feira (28), a partir das 19h20, será realizado o Seminário do MARV (Semarv), quando os professores do curso de pré-vestibular mantido pela entidade realizam o planejamento anual. No dia 30 (domingo), o Marv promove uma grande festa, no Espaço Fundo de Quintal, em Itinga (Rua da Escola Santa Júlia - próximo à Brasilgás), a partir das 13h. Serão feitas homenagens aos ex-alunos que ingressaram em universidades ou já se formaram. As bandas Fuscão e Samba, Nosso Skema, Sentimento de Posse e convidados especiais animam a festa. Os ingressos custam R$ 10,00 e dão direito a uma camisa comemorativa dos 15 anos.

 

Até amanhã, campanha

de combate a tuberculose

 

 Unidades do Programa de Saúde da Família, das 8h às 17h.

 

Até dia 28 (sexta-feira), a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas promove a Campanha de Combate à Tuberculose, nas Unidades do Programa de Saúde da Família. A comunidade será informada sobre o risco da doença, além de participar de atividades educativas e lúdicas. Na quinta-feira (27), a partir das 9h, na Unidade de Saúde Nelson Barros, referência no tratamento da tuberculose, serão realizadas palestras, atividades educativas e entrega de folders sobre ações de prevenção e controle da doença.

 

28 de março, dia da saúde na escola

Escolas da Rede Municipal de Ensino, Horário integral.

 

Implementar ações compartilhadas de combate à violência contra a criança e adolescentes é o objetivo da segunda edição do Dia "D" da Família na Escola, organizado pela Secretaria Municipal de Educação. O Dia "D" acontece nesta sexta-feira (28), nas escolas da rede municipal de ensino, durante os três turnos e contará com palestras, debates, oficinas e atividades culturais em parceria com os projetos Escola Aberta e Segundo Tempo. O evento faz parte do Programa Escola que Protege e leva para comunidades escolares e familiares a cultura de paz. A iniciativa é da Divisão de Projetos e Ações Complementares (DIVIPAC) em parceria com a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente.

 

29 DE MARÇO (SÁBADO)

 

I MUTIRÃO DO CARTÃO SUS-CIDADANIA 2008

 

Escola Capitulino dos Santos, Jambeiro das 9h às 16h

 

A Secretaria Municipal de Saúde realiza o primeiro Mutirão do Cartão SUS-Cidadania deste ano, na Escola Capitulino dos Santos, no Jambeiro, das 9h às 16h. O Mutirão traz serviços gratuitos como a entrega de cartões e novos cadastros no Sistema Único de Saúde (SUS), palestras sobre saúde, consultas, realização de exames preventivos, ultra-sonografia e atendimento odontológico. O evento também contará com brincadeiras educativas, informações e encaminhamentos para retirada de documentos. No ano passado a Secretaria realizou cinco mutirões nas localidades de Itinga, Portão, Areia Branca e Centro.

 

30 DE MARÇO (DOMINGO)

 

CAMPEONATO DE FUTEBOL DO AREAL

 

Campo do Areal, Centro, 8h

 

O próximo domingo (30) será agitado com mais uma rodada do Campeonato de Futebol do Areal. Os times Juventus e Guarani entram em campo pela categoria Novos, às 8h30, no campo da localidade, Centro. A partir das 10h, as equipes do Vila Mar e Vila União se enfrentam  na categoria Sênior. No domingo passado, o time do Boca Junior marcou três gols contra o A Barca, enquanto o time do Vila Praiana perdeu para o Vila Mar, com o placar de 3x2. O evento é realizado pela Associação Desportiva e Cultural do Areal com o apoio da Secretaria de Cultura Esporte e Lazer. São 15 times disputando troféus e medalhas. Mais informações: 71-8784-0246 (Reizinho).

 

30 DE MARÇO (DOMINGO)

 

CAMPEONATO DE FUTEBOL AMADOR DO JARDIM TROPICAL

 

Campo do Jardim Tropical, 8h

 

Com treze gols marcados contra a equipe do Tropical, o Rio Negro é um dos times classificados para as oitavas-de-final do Campeonato de Futebol Amador do Jardim Tropical, que acontecem a partir do dia 6 de abril. Neste domingo (30), o time A Carreta enfrenta o RGS, às 8h, e o segundo confronto fica por conta das equipes do Alfa e Operário, já classificado para as oitavas de finais. O evento é realizado há oito anos e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. A final acontece no dia 4 de maio e os vencedores receberão troféus e medalhas.

 

5 DE ABRIL (SÁBADO)

 

II SEMINÁRIO DO PROGRAMA ESCOLA ABERTA

 "Programa Escola Aberta como Política Pública de Inclusão Social" é a temática do II Seminário do Programa Escola Aberta (PEA), que será realizado dia 5 de abril (sábado), na Escola Municipal 2 de Julho, em Itinga, das 9h às 16h. Na mesa de abertura estarão representantes do Ministério da Educação e Paulo Aquino, coordenador do PEA, além da prefeita Moema Gramacho e o secretario de Educação, Manoel Carlos dos Santos. A partir das 10h, serão apresentadas oficinas do Programa e os minicursos sobre sexualidade e família. Na parte da tarde serão feitas apresentações de poesias, teatro e fotos. Às 15h, os profissionais de educação participam de palestras sobre o papel do professor escolar e do coordenador comunitário. O PEA foi implantado em 2005 como instrumento de empoderamento e de melhoria da relação entre comunidade e escola.

 
Leia Também
 
 

POLITICA DE PRIVACIDADE | TERMOS DE USO | FALE CONOSCO | EXPEDIENTE

2000 - 2009 - Todos os direitos reservados