Primeira fase foi realizada em março, durante parada geral das operações

Foto: Divulgação

A Valmet realizou a primeira fase da atualização dosistema de controle da linha de enfardamento da fábrica da Bracell, em Camaçari, na Bahia. O projeto tem como objetivo principal aumentar a capacidade operacional da linha nos próximos anos.

A primeira etapa do projeto, executada na Parada Geral (PG), contou com a substituição de equipamentos e controladores lógicos programáveis (CLPs) e retirada de sistemas desatualizados.

Parada gerais são amplamente utilizadas na indústria, para que a cadeia de processos que compõem uma planta de celulose não apresente falhas ou gargalos de recursos. No caso da parceria entre Bracell e Valmet, a estimativa é que ocorra um aumento na disponibilidade de operações em cerca de 3% ao ano.

O gerente de Projetos da Valmet na América do Sul, Luigi E. Paolucci, explica que a execução das tarefas em PG serve como atuação preventiva e preditiva da fábrica. “Com a realização de projetos e manutenção de equipamentos, uma PG pode garantir, de forma contínua e confiável, o funcionamento de uma planta de celulose. É uma forma de reduzir riscos, com a troca de equipamentos obsoletos e melhora dos processos. Isso auxilia também na busca por oportunidades de melhorias e início de projetos futuros que podem ser desenvolvidos no próximo período de funcionamento”, afirma.

A segunda etapa do projeto contará com a substituição dos equipamentos de aplicação de capas em fardos e deve ocorrer em uma parada programada em Camaçari.