A Venezuela expressa preocupação com o número alarmante de massacres e tráfico de drogas na Colômbia e denuncia a indiferença global a esta situação.

“A Colômbia está fora de controle. 84 massacres de líderes sociais – indígenas e defensores dos direitos humanos – só em 2020. Para piorar , o tráfico de drogas começou “, alertou o chanceler venezuelano Jorge Arreaza em sua conta no Twitter.

Explicou também que a Venezuela denuncia a situação que atravessa a Colômbia “não pelas diferenças ideológicas” que tem com o governo de Iván Duque, mas “pela profunda preocupação pela indiferença da comunidade internacional” ao que se passa no país vizinho.

Arreaza fez essas declarações em referência a um artigo publicado no site venezuelano La Tabla , que descreve a captura pelo Governo do México de um avião com 350 quilos de cocaína (além de armas) em bolsas da empresa avícola. Colombian MacPollo.

O governo venezuelano denunciou repetidas vezes o assassinato de líderes sociais e camponeses, bem como uma série de violações brutais dos direitos humanos contra cidadãos na Colômbia, e acusou a comunidade internacional de ignorar esses ataques.

Segundo o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento e a Paz (Indepaz), 290 lideranças e defensores dos direitos humanos foram assassinados até o momento este ano.

Em vez de se empenhar para resolver a situação catastrófica da Colômbia, o governo Duque, com o apoio dos Estados Unidos, segue uma política intervencionista e uma campanha de infâmia contra a Venezuela para atacar e acabar com o governo de Nicolás Maduro .

A Venezuela rompeu relações com a Colômbia  em fevereiro de 2019 depois que Bogotá se juntou aos cinquenta países que reconheceram o líder da oposição venezuelana, o golpista Juan Guaidó, que se autoproclamou “presidente encarregado” do país bolivariano em janeiro do mesmo ano. 

Fonte: HISPANTV