Nesta terça-feira (8), o governo venezuelano recebeu o sétimo voo de ajuda humanitária vindo da China, carregando insumos médicos para lidar com a pandemia da COVID-19.

A informação foi confirmada pela vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, que agradeceu a manutenção do apoio material vindo do governo chinês.

“Estamos na presença do sétimo voo dessa ponte aérea implantada desde o momento em que a Venezuela teve seu primeiro caso da pandemia da COVID-19 […]. Devo lembrar que nosso país foi o primeiro a receber uma delegação de médicos chineses que vieram para nos ajudar”, disse Rodríguez,  durante coletiva no aeroporto internacional Simón Bolívar, no estado venezuelano de La Guaira.

A vice-presidente explicou que o voo trouxe uma remessa de testes de triagem rápida e PCR, além de ventiladores mecânicos, e medicamentos que foram usados ​​no país asiático para o tratamento contra a COVID-19.

“Estamos recebendo esses medicamentos com muita fé, com grande esperança de incorporá-los em nossos esquemas de tratamento, conhecemos a sabedoria milenar chinesa, sabemos de todas as contribuições e avanços científicos”, acrescentou Rodríguez.

Avião russo no Aeroporto Internacional de Maíquetía, na Venezuela, entrega 2º lote de testes para a COVID-19 doados pela Rússia. A entrega foi realizada em 8 de abril de 2020.
REPRODUÇÃO / EMBAIXADA DA RÚSSIA NA VENEZUELA Avião russo no Aeroporto Internacional de Maíquetía, na Venezuela, entrega 2º lote de testes para a COVID-19 doados pela Rússia. A entrega foi realizada em 8 de abril de 2020.

 

A vice-presidente venezuelana destacou ainda que a China está em processo de desenvolvimento de cinco vacinas contra a COVID-19 e que a Venezuela já deu início a todos os trâmites para participar de ensaios clínicos e para disponibilizar e produzir algumas dessas vacinas no país.

Vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, durante a 74ª sessão da Assembleia Geral da ONU em Nova York, EUA, 27 de setembro de 2019
© AP PHOTO / CRAIG RUTTLE Vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, em sessão da Assembleia Geral da ONU

Já contando com o carregamento desta terça-feira (8), a vice-presidente indicou que a Venezuela recebeu um total de 700 toneladas de ajuda humanitária para fazer frente à pandemia. Ajudas semelhantes também foram enviadas à Venezuela por países como a Rússia e o Irã.

Rodríguez destacou também que nesta ocasião a carga chegou pela primeira vez em um avião da companhia aérea estatal venezuelana Conviasa, e que será a primeira de muitas da ponte aérea entre Caracas e Pequim.

 

Sputnik Brasil