Movimentos ligados às políticas para negros, mulheres, LGBTs, de luta pela terra, por moradia e por mais ações públicas sociais e agrárias, além de sindicatos de trabalhadores rurais e das cidades atuam para ampliar e melhorar estruturas, qualidade de serviço e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas. A defesa é do vereador de Salvador e pré-candidato a deputado estadual, Luiz Carlos Suíca (PT), que destaca a atuação das direções e das diferentes frentes que englobam os movimentos sociais, sindicais e populares.

“Tenho defendido que as atuações desses grupos são fundamentais para que a população mais pobre e excluída do orçamento do governo de Temer possa lutar por seus direitos. Já retroagimos muito com a retirada de direitos, com a reforma trabalhista e com congelamento de gastos públicos nas áreas sociais e agrárias. Hoje, para se ter uma ideia, não há recursos suficientes para investimentos em educação no campo, e todos nós sabemos que a educação nas cidades vai de mal a pior. Então, temos de valorizar cada frente e grupo que atuam para melhorar essa situação”, salienta o pré-candidato.

Em Salvador e em grandes centros da Bahia, o petista destaca a atuação do Sindilimp na defesa dos trabalhadores terceirizados. Suíca lembra da lei calote e da importância em se ter grupos em defesa dos trabalhadores. “Algumas empresas não cumprem com os acordos, recebem os valores das gestões em que prestam serviços e não pagam os trabalhadores nem os seus direitos. A atuação do sindicato é nesse sentido, de garantir que as empresas não deixem de cumprir com seus deveres, além de dar toda a assistência jurídica em casos que isso se mostra necessário”, completa.

Vitor Fernandes