Em viagem a China o vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão, firmou um acordo bilateral nesta terça-feira, 05,  numa reunião com empresários e representantes do governo de Tianjin, na China. Leão ressaltou a parceria com a China para realizar importantes ações no governo do estado, “Na oportunidade, convidamos o governo chinês novamente para regressar a Bahia para efetivarmos os compromissos assumidos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Ilhéus e na aquisição de produtos baianos. Vamos providenciar já o contato com empresários de diversos setores agrícolas e industrial que queiram exportar para a China. A porta está aberta”. Afirmou o vice-governador, após assinatura de acordo bilateral.

Após a reunião, João Leão, juntamente com a comitiva de 25 empresários baianos, conheceu o porto de zona livre de Tianjin, uma cidade com 12 mil km quadrados e uma população de cerca de 16 milhões de habitantes, que abriga o maior porto da região norte da China.

De acordo com João Leão o estado da Bahia poderá colher bons frutos da relação com os chineses. “Estamos encantados com tudo que vemos aqui. Na Bahia nós temos uma alta tecnologia agrícola e regiões de turismo encantadoras e muitos recursos naturais, mas queremos melhorar numa característica que é forte na China, a infraestrutura. Os chineses precisam do que temos e nós precisamos do que eles têm. Podemos nos complementar”.

O vice-governador participará ainda do Fórum internacional China “One Road, One Belt” onde irá apresentar as oportunidades de investimento no estado da Bahia.

Ascom/Seplan