Foto: Camila Souza/GovBa

 

Nos próximos dois anos, a Vinícola Terra Nova, pertencente ao grupo Miolo, localizada no município de Casa Nova, no Vale do São Francisco, irá investir R$ 30 milhões para ampliar a unidade de produção de vinhos, destilados e espumantes produzidos na Bahia e implantar uma nova linha de fabricação de sucos. A meta é dobrar a produção anual, passando dos atuais 4 milhões de litros para 8 milhões. Com a ampliação da unidade baiana, responsável pela geração de 30% da receita do Grupo Miolo no Brasil, serão gerados cem novos empregos, que irão se somar aos atuais 180 postos de trabalho da vinícola.

Além da expansão das atividades em Casa Nova, o Grupo Miolo também vai iniciar a produção de uvas e implantar uma unidade de sucos no município de Barra, no Vale do São Francisco. Para isso, representantes do Grupo Miolo assinam, nesta quarta-feira (5), às 17h, Protocolo de Intenções com o Governo da Bahia para firmar o compromisso.

O investimento previsto pelo Grupo Miolo no município de Barra é da ordem de R$ 10 milhões, englobando a reforma de uma estrutura fabril desativada – a Barra Frutos –, equipamentos e implantação de vinhedo em uma área de 50 hectares. Estão previstos, nesse processo, a geração de 200 novos empregos.

Barra Frutos

Segundo o diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial do Estado (Sudic), Jairo Vaz, o Governo da Bahia irá repassar ao Grupo Miolo a unidade fabril Barra Frutos, desativada há mais de dez anos, onde antes funcionava uma fábrica da Parmalat. Atualmente, fechada, a unidade está sob a responsabilidade da Sudic.

A reativação da unidade fabril de sucos em Barra, segundo Vaz, também possibilitará a integração de produtores da região, que serão incentivados a produzirem para a fábrica. O Protocolo de Intenções é resultado de uma missão de negócios de representantes do governo da Bahia ao Rio Grande do Sul entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro.

A expansão dos negócios do Grupo Miolo na Bahia consolida o Vale do São Francisco como polo de vitivinicultura, posto antes ocupado pela Região Sul do país. Atualmente, o Grupo Miolo possui quatro vinícolas, sendo três no estado do Rio Grande do Sul, e uma na Bahia, em Casa Nova.

A produção total do grupo soma, em média, 10 milhões de litros por ano, numa área cultivada de vinhedos próprios com aproximadamente mil hectares. Em Casa Nova, são 200 hectares irrigados com as águas do Rio São Francisco, por meio do sistema de gotejamento, com duas colheitas anuais.