Um dos maiores impactos da crise da pandemia da Covid-19 no Brasil são as desigualdades sociais e a fome que assola milhares de famílias em todo o país. Como parte das inciativas da Vivo para combater os efeitos da crise, a empresa, por meio da Fundação Telefônica Vivo, se juntou à organização Gerando Falcões na doação de cesta básicas e estimulou os colaboradores a também participar da campanha. A empresa estabeleceu a meta de arrecadar 5 mil cestas e, caso cumprissem, doaria mais 10 mil, totalizando 15 mil cestas. Em dinheiro, a doação representa R$ 750 mil que serão distribuídos a 12.500 pessoas que vivem em vulnerabilidade social no momento.

As cestas serão entregues pela Gerando Falcões em formato digital, por meio de um cartão alimentação. Assim, cada família poderá realizar as compras de acordo com suas necessidades, utilizando o comércio local. Este formato evita aglomerações, minimiza impactos de logística, e colabora com a manutenção da economia na região.

“É um orgulho imenso ver o engajamento dos nossos colaboradores nas ações de voluntariado que temos desenvolvido ao longo deste período tão delicado. A Vivo está preocupada em minimizar o impacto da crise e, sem dúvida, combater a fome é fator primordial nesta luta contra os efeitos do coronavírus”, explica Americo Mattar, diretor-presidente da Fundação Telefônica Vivo.

A ação faz parte de uma série de iniciativas da Vivo no combate aos efeitos da pandemia. Em 2020, a Fundação Telefônica Vivo doou R$ 36,6 milhões para as áreas de saúde, com insumos hospitalares e respiradores, e para segurança alimentar, que auxiliaram famílias em vulnerabilidade social e crianças em extrema pobreza e que ficaram sem merenda escolar em virtude do isolamento social. As doações beneficiaram mais de 60 mil famílias em 12 estados brasileiros. Ciente do compromisso de levar inovação educativa ao país, a Fundação também ampliou as iniciativas nas plataformas digitais, mantendo o apoio à formação continuada dos educadores e o engajamento de pais e alunos com o aprendizado. Somente em 2020, as iniciativas da Fundação beneficiaram 2,4 milhões de pessoas, sendo 72,3 mil professores e 225,9 mil jovens formados.

Sobre a Fundação Telefônica Vivo
Há mais de 22 anos no Brasil, a Fundação Telefônica Vivo é responsável pela esfera social no conceito ESG da companhia. Com foco em educação como pilar essencial de transformação da sociedade, contribui com o desenvolvimento e inclusão digital de estudantes e educadores por meio de projetos que estimulam novas oportunidades de ensino e aprendizagem. A instituição oferece cursos à distância e gratuitos de formação continuada para qualificar educadores a desenvolverem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas à BNCC, e plataforma online com recursos digitais de aprendizagem que apoiam professores, pais e alunos na rotina de estudos em casa. Para os jovens, oferece oportunidades que visam potencializar habilidades em três temáticas principais: projeto de vida, empreendedorismo social e tecnologias digitais. Além disso, a Fundação trabalha fortemente o voluntariado corporativo, que tem como objetivo sensibilizar e engajar colaboradores da Vivo em ações que gerem impacto social, tanto no formato presencial quanto digital.