Andrea Trindade

 

Milhares de pessoas participaram do 21º Passeio Ciclístico da Primavera na manhã deste domingo, em Feira de Santana. O evento, organizado pelo Rotary Clube Subaé com o apoio de diversos parceiros, atraiu ciclistas de todas as idades, como é o caso da idosa de 77 anos, Francisca Afonso Martins, que reside no distrito de Tiquaruçu. Ela disse que é a quarta vez que participa do passeio e que pratica atividade física há 25 anos.

 

“Eu posso fazer um percurso de até 20 km. Não sinto dor em lugar nenhum, desço ladeira, subo ladeira, passo em areia, e o segredo é gostar da bicicleta, ser apaixonada por ela. Quando terminar aqui eu vou direto para minha casa em Tiquaruçu na minha bike, pedalando. Não tem cansaço não”, declarou.

 

Dona Francisca elogiou o evento e disse que é bom para fazer novas amizades. “Este evento é especial. A gente se comunica com o povo, tem mais prazer na vida, novas amizades e eu vejo que ninguém olha para ninguém com crítica. É velho, é novo, todo mundo é amigo um do outro”, destacou em entrevista ao Acorda Cidade.

 

Segundo o organizador Luís Rogério Araújo, presidente do Rotary Clube Subaé, além de proporcionar um momento de esporte e lazer o passeio ciclístico tem um lado social. Para participar foi preciso doar um quilo de alimento para trocar pelo cupom que dá direito a camisa. Os alimentos serão doados para instituições filantrópicas da cidade.

 

“O primeiro objetivo é social, mas aqui nós estamos também em busca do bem-estar, da saúde, e de promover essa confraternização entre muitas pessoas por um bem comum.

 

No passeio pela segunda vez, a professora Telma Siqueira destacou a questão social do evento e o público diversificado. “Não tem distinção de pessoas, e estou muito feliz de está aqui. É gostoso acordar cedo no domingo e ver essa galera bonita, jovem ou não tão jovem, mas está todo mundo junto. Isso é muito importante”, disse.

 

O administrador Juary Rocha, 35 anos, é da Chapada Diamantina e mora em Feira de Santana há três meses. Amante do esporte ele participou do passeio pela primeira vez. O ciclista disse que estava passando pela Avenida Getúlio Vargas em sua bicicleta e ao se deparar com o evento resolveu participar. “Eu pratico ciclismo há 11 anos e quem faz parte do ciclismo não pode ficar de fora de um evento como o de hoje”, declarou.

 

Um DJ animou o percurso, que começou no estacionamento da Prefeitura Municipal, onde houve a concentração, e seguiu pela Getúlio Vargas em direção ao Terminal Central e retornou pela mesma avenida, onde o passeio finalizou (próximo à rua São Domingos). Houve sorteio de bicicletas.

 

O Passeio Ciclísticos teve como parceiros a Farmácia Brito, loja Pererê, a FTC, o supermercado G Barbosa, a Casa do Pintor e a Ótica Diniz.