6 aplicações da inteligência artificial que estão mudando o mundo

Soluções com inteligência artificial chegam a diferentes segmentos, como saúde e educação, e impactam práticas cotidianas. Conheça as aplicações a seguir!

A inteligência artificial consiste em sistemas digitais capazes de ponderar, avaliar, decidir e aprender a partir de entradas, imitando o processo humano de racionalização que antecede uma consideração ou decisão.

O avanço tecnológico das últimas décadas viabilizou um aprimoramento tal dos sistemas computadorizados e robóticos, que a inteligência artificial alcançou elevados níveis de racionalização e foi incorporada às atividades diárias de grande parte da humanidade.

A inteligência artificial, na verdade, inclui diferentes soluções como aprendizado de máquina, redes neurais, processamento de linguagem natural e análises preditivas.

Conheça alguns segmentos e práticas nas quais a inteligência artificial tem sido usada e seus impactos no mundo que conhecemos.

1. Inteligência de negócios

O business intelligence (BI) é uma área estratégica das empresas da atualidade e pode ser traduzido como inteligência de negócios, um setor voltado à tomada de decisão baseada em inteligência artificial e processamento de dados.

A área de inteligência de negócios apresenta um uso crescente da IA para entregar os resultados almejados em:

  • Previsibilidade de negócio por meio da criação de sistemas preditivos capazes de identificar as tendências do mercado a partir do histórico de entradas;

  • Aumento da competitividade devido à tomada de decisão baseada em dados, o que reduz os erros e os equívocos no processo decisório;

  • Monitoramento de métricas operacionais que fornece maior inteligência às atividades da companhia que são baseadas em dados reais coletados.

Essas aplicações da inteligência artificial nos negócios são incorporadas a ferramentas de gestão para que o complexo processamento de dados da IA seja traduzido em informações claras e objetivas aos gestores.

2. Assistentes pessoais

Os assistentes pessoais também têm promovido uma revolução na forma como as pessoas interagem e fazem buscas, viabilizando, por exemplo, modelos baseados apenas em reconhecimento de voz.

Esses sistemas dotados de inteligência artificial, como Siri, Google Assistente e Alexa, são capazes de entender a fala humana, devido ao processamento de linguagem natural e fazer buscas, compras ou passar informações.

Os assistentes pessoais transformam a forma como as pessoas executam essas pesquisas, uma vez que podem apenas falar seus comandos. Além disso, trata-se de uma transformação profunda para inclusão de pessoas portadoras de deficiência visual.

3. Educação

No setor da educação, as transformações decorrentes da inteligência artificial incluem estratégias para personalização das aulas e conteúdo trabalhado.

Um exemplo são as provas de grande porte, como testes de proficiência em idiomas, vestibulares e outros nos quais a tecnologia pode ser usada para facilitar a correção e reduzir a complexidade logística e operacional dessas atividades.

Como resultado da incorporação da IA na correção de provas, é possível obter os resultados em menos tempo e também reduzir os custos, tornando essas atividades mais acessíveis.

4. Saúde

A tecnologia tem sido uma aliada importante na área da saúde, contribuindo em tarefas gerenciais e administrativas, como com a previsibilidade de demanda e de insumos, e também no diagnóstico e tratamento médico.

Um exemplo de aplicação da IA na Medicina é na área radiológica. O uso das tecnologias de inteligência artificial está sendo direcionado à avaliação de exames radiológicos para identificação precoce de patologias, como câncer e distúrbios neurológicos, como Parkinson.

Já para o dia a dia do profissional da saúde, um exemplo é o software de voz para laudo, ou simplesmente “reconhecimento de voz para laudo”. A tecnologia é usada para que o médico dite os achados radiológicos dos exames e reduza o tempo de emissão do laudo.

5. Mobilidade

Um dos principais desafios das cidades modernas é a gestão do tráfego, com um sistema mais ágil, sustentável e acessível para a mobilidade dos cidadãos.

Um exemplo de uso da inteligência artificial nessa área são os carros autônomos com os quais será possível pensar em novas e mais práticas formas de deslocamento dentro das cidades. A estimativa é que ainda nessa década essa solução torne-se realidade.

No entanto, em um sentido mais próximo, a inteligência artificial está sendo usada para monitoramento de estradas, especialmente em datas de tráfego intenso, auxiliando na previsão e estratégias para melhorar a fluidez dos deslocamentos.

6. Relacionamento com o consumidor

Por fim, outra aplicação da inteligência artificial que está transformando o mundo que conhecemos é no relacionamento com o cliente, especialmente no varejo e e-commerce.

Entre as ferramentas com inteligência artificial destacam-se os chatbots que promovem atendimento ágil, de qualidade e com eficiência para demandas diversas, descongestionando canais baseados em atendimento humano.

Outro aspecto relevante são as estratégias de marketing e relacionamento, viabilizando a personalização da experiência do consumidor com programas mais direcionados, como publicidade baseada em interesses e clubes de fidelidade.

As aplicações da inteligência artificial, portanto, são amplas e ricas, beneficiando diferentes segmentos e, principalmente, gerando vantagens aos cidadãos em geral.