Indiferente às reações ao seu pronunciamento  na noite desta terça-feira (24) o presidente Jair Bolsonaro radicalizou sua narrativa e afrontou todos os governadores do país e as autoridades médicas e sanitárias (inclusive do seu próprio gabinete como o ministro Mandetta)  e soltou um twitter na manhã desta quarta-feira (25) conclamando a reabertura do comércio do país. .

“38 milhões de autônomos já foram atingidos. Se as empresas não produzirem não pagarão salários. Se a economia colapsar os servidores também não receberão. Devemos abrir o comércio e tudo fazer para preservar a saúde dos idosos e portadores de comorbidades”, escreveu o ocupante do Planalto no Twitter..

Ainda nesta manhã, o chefe do Executivo Nacional afirmou que “a partir de agora a orientação será vertical e que Mandetta deverá fazer o que lhe for determinado.” Ainda no bojo dessa declaração Bolsonaro reafirmou seu posicionamento ao dizer que “as famílias é que devem cuidar dos seus idosos e que isto não é uma obrigação do Executivo.”

O ministro da Educação já segue essa orientação e anunciou que a sua pasta já está tomando as devidas providências para que os alunos retornem às aulas imediatamente. Weintraub só não explicou em que condições.

Redação NB – foto: ilustração