O filho do ex-líder líbio Muammar Kadhafi, Saadi Kadhafi, de 48 anos, saiu da prisão em Trípoli e partiu imediatamente para a Turquia, informou o portal The Libya Observer.

Uma fonte na procuradoria da Líbia disse à AFP que Saadi foi libertado em conformidade com a decisão do tribunal tomada há uns anos. Ele está livre para ficar no país ou sair, acrescentou a fonte.

“O procurador-geral pediu, uns meses atrás, a execução da decisão relacionada com Saadi Kadhafi assim que todas as condições requeridas fossem satisfeitas”, conforme a fonte.

Após a deposição de Muammar Kadhafi em 2011, começou uma perseguição do antigo governante em fuga e seus familiares. Saadi na época fugiu para o Níger, mas em 2014 foi extraditado para a Líbia e esteve preso em Trípoli desde então.

O ex-jogador de futebol professional foi acusado de crimes cometidos contra manifestantes em 2011 e de matar o treinador de futebol líbio Bashir al-Rayani em 2005. Foi absolvido da acusação de assassinato de al-Rayani em abril de 2018.

A Líbia tem registrado caos e uma situação de guerra nos últimos dez anos desde a revolta. Além de Muammar Kadhafi, três de seus filhos foram assassinados. O cessar-fogo em 2020 terminou a luta entre fações e abriu caminho para as negociações de paz e a formação de um governo provisório em março. As eleições estão previstas para dezembro.

Fonte: Sputnik Brasil