A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores russo garante que Moscou aumentará a colaboração militar com o Irã assim que o embargo de armas a Teerã expirar em 18 de outubro.

A porta-voz da Diplomacia Russa, María Zajárova, apoiou nesta quinta-feira, em coletiva de imprensa em Moscou, a capital, o fim do embargo de armas ao Irã, por força da resolução 2231 que aprova o acordo sobre o programa nuclear iraniano assinado em 2015, pelo Irã e o Grupo 5 + 1 (então formado pelos EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, além da Alemanha).

“Estamos convencidos de que todas as possibilidades derivadas da expiração das disposições da resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) que estão vinculadas à cooperação técnico-militar com o Irã serão devidamente levadas em consideração e utilizadas no base de benefício mútuo e no interesse dos povos de nossos dois estados ” , frisou o diplomata, antes de considerar o Irã“ um parceiro confiável da Rússia em muitas áreas de cooperação ”.

Ele classificou como “ilegais e enganosos” os vãos esforços do governo dos Estados Unidos, presidido por Donald Trump, para estender o embargo de armas ao Irã, depois que o Conselho de Segurança da ONU rejeitou em agosto um projeto de resolução apresentado por Washington sobre o assunto.

O porta-voz explicou que as restrições à compra e venda de armas ao Irã não estavam vinculadas à solução da situação em torno do programa nuclear iraniano e deixou claro que a República Islâmica assumiu voluntariamente uma série de limitações para contribuir para o desenvolvimento de conversações com o G5 + 1 sobre seu programa nuclear.

Zajárova enfatizou que o embargo de armas das Nações Unidas ao Irã expira em 18 de outubro, razão pela qual ele instou o governo dos Estados Unidos a agir com maturidade nesse sentido.

Por sua vez, as autoridades iranianas comemoram o fracasso dos EUA em estender o embargo de armas ao país e afirmam que  em 18 de outubro o governo Trump sofrerá mais uma “derrota histórica”.

 

Fonte: HISPANTV