Por Victor Pinto* – Foto Divulgação/Band Bahia
No próximo domingo, 6 de outubro, milhões de eleitores brasileiros irão às urnas para escolher seus prefeitos e vereadores, e na Bahia não será diferente. O pleito municipal tem grande importância: ao definir os atores locais, o eleitor decide quem será responsável pelas questões mais imediatas do dia a dia, como saúde, educação e infraestrutura, principalmente. É o momento em que a política se torna mais próxima do cidadão comum, e por isso, o voto nessas eleições tem um peso considerável.
Para os mais jovens, muitos dos quais votam pela primeira vez, esse é o momento de exercer o poder de transformação. O voto é a principal ferramenta que a democracia oferece para promover mudanças e influenciar o futuro. É fundamental que esse público participe ativamente do processo, por dentro do histórico e das propostas dos candidatos. O voto não é apenas um direito, mas também uma responsabilidade cívica. A presença dos jovens nas urnas pode renovar as expectativas de políticas públicas mais alinhadas às novas gerações e às demandas sociais emergentes.
Mas nós, amantes da política e tarados por eleições, viveremos a semana mais ansiosa de dois em dois anos. A semana decisiva do pleito. Há uma expectativa de que a apuração seja rápida, graças ao sistema de urnas eletrônicas. Esperemos que, diferente da última eleição municipal, em poucos minutos após o encerramento da votação, seja possível acompanhar os primeiros resultados. Isso reforça a confiança no sistema eleitoral, proporcionando ao eleitor uma sensação de transparência e justiça.
As eleições municipais deste domingo não terão impacto apenas nas cidades; elas também darão indícios claros sobre os rumos da política estadual. Em especial na Bahia, onde os resultados municipais irão permear o cenário político para as próximas disputas estaduais. De um lado, o grupo do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT), que busca manter a hegemonia petista no estado, e de outro, o grupo de ACM Neto (União Brasil), que, apesar de não ter vencido as últimas eleições estaduais, continua com força na política local. As prefeituras conquistadas por cada lado no domingo serão fundamentais para desenhar o cenário do próximo embate.
A escolha dos prefeitos e vereadores, além de moldar as políticas locais, tem o poder de criar bases sólidas para lideranças. Uma vitória expressiva fortalece a estrutura partidária e cria um trampolim para projetos maiores.
Por isso, mais do que nunca, é essencial que cada eleitor compreenda o poder do seu voto e participe ativamente desse processo. Não se trata apenas de eleger um prefeito ou um vereador, mas de participar da construção do futuro das cidades e do estado. O voto consciente é o pilar de uma democracia forte e representativa. Que cada cidadão, ao se dirigir à sua seção eleitoral, tenha em mente a responsabilidade de sua escolha e o impacto que ela terá.
O poder do voto, especialmente em uma eleição municipal, é o que faz a roda da democracia girar. É o momento de escolher o futuro que se deseja para as cidades e, consequentemente, para a Bahia. E todo cuidado é pouco para conter a ansiedade dos resultados futuros. A conferir.
*Victor Pinto é jornalista (UFBA) e atualmente é comentarista de política e apresentador na Band Bahia e BandNews FM.