ABMP debate sustentabilidade na indústria da moda

Foto: Divulgação

Live desta terça (26) reúne Priscila Mércia, da Afro Lòlá Ateliê, fabricante de bonecas negras, e Mariana Castro, especialista em moda, consumo e comunicação

ESG, em tradução para o português, significa governança ambiental, social e corporativa. Trata-se de um movimento internacional que incorpora práticas sustentáveis e sociais em negócios, independente do porte ou área de atuação da empresa. É uma sigla ainda pouco conhecida que está entrando na moda, mas será ela adotada no mundo da moda? Com o intuito de mostrar a pluralidade de visões acerca dessa questão, o ABMPtalks da próxima terça-feira (26/10), 18h, recebe duas convidadas para falar sobre o tema “Sustentabilidade e seus pilares – Ecológico, Social e Econômico”.

Uma delas é a soteropolitana Priscila Mércia, sócia da empresa Afro Lòlá Ateliê, especializada em bonecas negras. A outra é a gaúcha Mariana Castro, especialista em moda, consumo e comunicação pela PUC do Rio Grande do Sul, com experiência no setor há duas décadas. Já o curador dos grupos de trabalho da ABMP, Diego Oliveira, foi escalado para ser o mediador do ABMPtalks.

Praticante das soluções sustentáveis na fabricação das bonecas de pano, Priscila conta: “sou artesã e utilizo nas minhas bonecas o feltro, produzido a partir de garrafas pet. Além disso, uso lacres de garrafas e embalagens nos meus produtos. A sustentabilidade é um ativo presente na Afro Lòlá. Minha intenção, na live, é mostrar as vantagens e impacto dessas práticas ecologicamente corretas”, destaca Priscila.

Já Mariana antecipa que a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo e quer aproveitar a audiência do ABMPtalks para provocar uma reflexão sobre produções e hábitos de consumo. “Vou falar sobre as mudanças nas formas de consumo e os desafios que a moda vai enfrentar no futuro, discutindo e problematizando o conceito de fast fashion, que acelera todos os processos de produção e distribuição das peças de roupas, causando danos ao consumidor e ao meio ambiente”, pontua.

Interativa, a live é exibida no perfil da ABMP no Instagram, @abmpbahia, sempre às 18h. Na edição desta terça, inclusive, será oficializada a participação da dupla no Salvador Creativity and Media Festival, o Scream Festival 2021, marcado para os dias 3 e 4 de dezembro, no Centro Histórico de Salvador.

 

SERVIÇO

ABMPtalks

Tema: Sustentabilidade e seus pilares – Ecológico, Social e Econômico.

Quando: terça-feira (26/10), 18h.

Onde: Instagram ABMP (@abmpbahia)