Dados do IBGE revelam que o trânsito no Brasil mata 43 mil pessoas por ano – número três vezes maior do que a guerra civil na Síria – ao mesmo tempo em que outras 124 mil são internadas anualmente com algum tipo de lesão. Apenas na Bahia, entre os anos de 2000 e 2017, foram registradas 34.534 mortes em acidentes de trânsito, Outro levantamento do Ministério da Saúde, sobre internações hospitalares e gastos com tratamento, mostram ainda que os acidentes de trânsito geraram um gasto de R$ 200 milhões aos cofres públicos em 2013.

Com a finalidade de apresentar esse panorama na Bahia e reverter os números, principalmente como forma de preservação da vida e redução de custos com a saúde pública, o governador Rui Costa assinou no último sábado (23), o decreto que institui o Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito envolvendo Veículos Automotores de duas ou três rodas.

O deputado estadual Samuel Júnior (PSC), autor do projeto de indicação na Assembleia Legislativa para implementação de campanhas para conscientização dos motoristas baianos, comemorou a iniciativa da gestão estadual que deverá garantir intervenções efetivas para o enfrentamento do o agravo e resultará na redução de mortes nas rodovias e estadas no estado.

“Era urgente a adoção de uma campanha intensificada de prevenção de acidentes, para que, prevenindo-os, tais recursos sejam empregados em outros atendimentos. Fico satisfeito em perceber a sensibilidade do governador Rui Costa em acatar um antigo pleito do meu mandato em criar uma estratégia permanente de prevenção de acidentes, salvando vidas em toda Bahia”, comemorou o parlamentar.

Entre as atribuições do Comitê estão a elaboração de políticas sobre acidentes de trânsito com veículos de duas ou três rodas, seus efeitos sociais e de saúde, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e interinstitucionais com as entidades que apresentam interface com os acidentes de trânsito e suas consequências.

Golden Assessoria de Comunicação