Foto: Itacaré Informa

Ações voltadas para a permanente melhoria da qualidade da rede hoteleira da Bahia serão apresentadas pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) nesta quarta-feira (13), no 1º Fórum de Turismo de Itacaré. Realizado pela Prefeitura Municipal, o evento tem apoio da Setur e reúne, até sexta-feira (15), empresários e trabalhadores do turismo na Costa do Cacau.

Nesta tarde, durante o painel ‘Inteligência Empresarial em Turismo e Hotelaria’, a técnica da Superintendência de Serviços Turísticos da Setur, Isamara Moura, vai apresentar o programa de Controle de Qualidade para os Meios de Hospedagem e o Cadastur 3.0, nova versão do Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos.

Com o intuito de estimular hotéis e pousadas a oferecerem serviços cada vez melhores, a equipe da Setur realiza vistorias periódicas. O trabalho consiste na avaliação de itens como higiene, segurança, registro de clientes e políticas de preservação do meio ambiente. Após análise, a Setur emite um relatório que aponta possíveis deficiências e sugestões para melhoria.

Neste semestre, meios de hospedagem de 16 municípios foram avaliados, dentre eles Amargosa, Santo Antônio de Jesus e Cruz das Almas, municípios com forte tradição de festas juninas.

“É uma fiscalização preventiva, similar a uma consultoria personalizada, com o objetivo de contribuir para a prestação de serviços de excelência”, adianta Isamara Moura. Somente passam pelo controle de qualidade hotéis e pousadas que estão em dia no Cadastur – banco de dados do Ministério do Turismo (MTur) operado em parceria com as secretarias estaduais do Turismo.

O cadastro é obrigatório para as agências de viagens, meios de hospedagem, transportadoras turísticas, guias de turismo, dentre outras atividades. O novo sistema, implantado no Nordeste em fevereiro, facilitou o processo de cadastramento das empresas. Agora, os trâmites podem ser feito pela internet, no site www.cadastur.turismo.gov.br .

Dentre as vantagens para as empresas em dia no Cadastur podem-se destacar: acesso a financiamentos em bancos oficiais, participação em licitações e em programas de qualificação. Já para o turista, a principal vantagem é a certeza de contratar serviços de qualidade, de forma segura.

Secom/Ba