A decisão da Grécia de permitir aos militares dos EUA usarem quatro bases adicionais no país pode arrastar Atenas para possíveis grandes guerras, disse Douglas Macgregor, ex-conselheiro sênior do Pentágono.

Nesta quinta-feira (14), Estados Unidos e Grécia assinaram uma emenda ao acordo de defesa mútua existente que permite que as forças norte-americanas treinem e operem a partir de locais adicionais dentro do país europeu.

“Quer Atenas goste ou não, Atenas pode ser arrastada para um conflito, que de outro modo preferiria evitar, precisamente porque estamos presentes no país”, afirmou à Sputnik Douglas Macgregor, coronel aposentado do Exército dos EUA.

“O governo anfitrião, neste caso Atenas, pode acreditar que está melhorando a sua segurança e que beneficiará da generosidade dos EUA como a Alemanha, Itália e outros países aliados, mas eles desapercebem-se do perigo crescente associado à nossa presença”, observou.

Ministro da Defesa Nacional da Grécia Nikolaos Panagiotopoulos no porto de Alexandrópolis durante resgate de draga afundada no porto. O evento contou com a presença do embaixador dos EUA na Grécia Geoffrey Pyatt
© FOTO / SERVIÇO DE IMPRENSA DO MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL DA GRÉCIA Ministro da Defesa Nacional da Grécia Nikolaos Panagiotopoulos no porto de Alexandrópolis durante resgate de draga afundada no porto. O evento contou com a presença do embaixador dos EUA na Grécia Geoffrey Pyatt

Macgregor acrescentou que a expansão da presença militar avançada dos EUA também garante o envolvimento americano em qualquer conflito que ocorra. A administração Biden pode acreditar que o envolvimento militar dos EUA tornará os conflitos na região menos prováveis, mas é o oposto que é verdade.

O militar afirmou ainda que, na verdade, a demonstração da incompetência militar dos EUA durante a retirada do Afeganistão reforçou uma crescente percepção da fraqueza e declínio militar dos EUA.

Além disso, a crescente crise financeira interna dos EUA poderia forçar Biden a desistir dos seus planos para as bases, disse Macgregor.

“Atenas pode acordar e descobrir que as bases prometidas não se concretizaram ou acabaram sendo abandonadas no meio da noite”, concluiu.

Fonte: Sputnik Brasil