Por Redação – Foto: Sandra Travassos/ALBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes (PSD), disse na noite deste sábado (01), no Palácio da Aclamação, que a entrega da comenda da Ordem Dois de Julho – Libertadores da Bahia, aos ex-governadores João Durval, Paulo Souto, César Borges e Otto Alencar, junto com outras 17 personalidades e instituições, faz justiça a grandes homens públicos da Bahia.

Governador Jerônimo Rodrigues entregando a comenda da Ordem Dois de Julho ao ex-governador Otto Alencar – Foto Sandra Travasso/ALBA

“O governador Jerônimo Rodrigues nos dá uma digna aula de republicanismo ao condecorar os ex-governadores, mesmo de matizes políticos diferentes do dele. Ele dá o exemplo para todos de que ‘as ideias brigam, mas os homens, não’. Esta comenda, que celebra os heróis da luta pela independência definitiva do Brasil, que se deu na Bahia, em 2 de julho de 1823, é um reconhecimento a quem se destacou na defesa da democracia e dos interesses dos baianos e dos brasileiros, aqueles que dignificaram a nossa Bahia”, elogiou Adolfo Menezes.

Além dos ex-governadores condecorados pelo governador Jerônimo Rodrigues, também foram laureados a ministra da Cultura, Margareth Menezes, as Obras Sociais de Irmã Dulce, a Liga Bahiana Contra o Câncer e a Academia de Letras da Bahia, entre outras instituições e personalidades.

A comenda da Ordem 2 de Julho é uma honraria do governo baiano para agraciar aqueles que tiveram destaque na garantia das liberdades públicas e na afirmação da soberania nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi o primeiro a recebê-la, em 2010, na gestão de Jaques Wagner (PT).