Fabiana Machado e Verônica Miranda

As advogadas da OAB Subseção Feira de Santana, Bahia, tomaram a iniciativa de  se unirem num Coletivo de Mulheres Advogadas chamado “MULHER POR MULHER”, a fim de se ajudarem mutuamente, empoderando umas às outras e fortalecendo os laços de amizade sob o lastro do princípio da sororidade.

Salienta-se que, este Coletivo tem como objetivo discutir a valorização da Mulher Advogada dentro das corporações e na sociedade, vez que os dados da OAB revelam que quase metade da Advocacia do Brasil é de mulheres. Contudo, poucos são os espaços de cargos de decisão, presidência, poder e destaque ocupados pelas Mulheres Advogadas, sobretudo pelas Mulheres Advogadas negras, haja vista a nossa cultura reservar estes setores aos advogados brancos e heterossexuais.

Assim, as Mulheres Advogadas não querem ser somente peças formais que compõem chapas, comissões e conselhos para destaque e brilho dos advogados dirigentes, chega deste sexismo dentro da OAB, as Mulheres Advogadas querem promoção da igualdade entre advogados e advogadas, querem ocupar cargos de direção, querem reconhecimento da sua competência e valorização do seu trabalho.

 As Mulheres advogadas não estão mais dispostas a serem “jarro”, “laranjada” ou instrumento de produção para os advogados presidirem tudo e dominarem todos os espaços, a Advocacia Feminina exige respeito e  igualdade de gênero  na justiça baiana.

Diante do que se expõe,  as Advogadas não aceitam mais presidirem cargos de pouca ou nenhuma expressão ou de ínfimo poder decisório dentro da OAB, assim,  as Advogadas feirenses exigem que a OAB abra espaços para o protagonismo feminino na Advocacia, por questão de direitos que elas têm, bem como tendo em vista a luta pela igualdade entre os sexos, a qual se arvora no mundo inteiro.